Final do Carioca será usada como teste na área de segurança para a Copa

Sob coordenação da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ), questões como segurança e deslocamento de torcedores, delegações e autoridades serão tratadas de forma similar à que será adotada durante o Mundial

Por Blog do Planalto
Segunda-feira, 14 de abril de 2014


Palco da final da Copa do Mundo, o Maracanã viverá, neste domingo (13), durante a final do Campeonato Carioca, um exercício preparatório em itens de segurança que serão adotados durante a Copa do Mundo. Sob coordenação da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ), questões como segurança e deslocamento de torcedores, delegações e autoridades serão tratadas de forma similar à que será adotada durante o Mundial.

A proposta da Sesge ao realizar os exercícios é avaliar e orientar as ações implementadas a fim de aprimorar a atuação das forças de segurança para a Copa. Tudo será monitorado a partir do Centro Integrado de Comando e Controle, com a participação de órgãos de segurança e defesa, como Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Bombeiros, Ministério da Defesa e Guarda Municipal.

Durante a operação, as forças de segurança pública utilizarão os equipamentos adquiridos pela Sesge para a Copa, como a Plataforma de Observação Elevada e o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, que são caminhões adaptados e equipados com sistemas de comunicações, videomonitoramento e plataforma integrada de inteligência. Essa tecnologia já está em uso permanente nos estados e faz parte do legado dos Grandes Eventos.

Participam ainda da operação Força Nacional, Infraero, Receita Federal, Polícia Civil, Cedae, Governo do Estado, Ministério Público, Tribunal de Justiça, além das concessionárias CEG, Metro, Light e Ampla, Lamsa, Supervia e Ponte.

Continuidade

Outros exercícios para a Copa do Mundo já confirmados serão realizadosna partida entre Luverdense e Vasco, no dia 26 de abril, na Arena Pantanal, e em 3 maio, durante o duelo entre América (RN) x ABC, na Arena das Dunas, em Natal. O teste no Beira-Rio está previsto para o dia 10, com Inter e Atlético-PR, pelo Campeonato Brasileiro. Uma semana depois, o exercício vai ocorrer durante a partida entre Corinthians e Figueirense, em São Paulo. O duelo entre Goiás e Botafogo, pela 5ª rodada do Brasileirão, servirá de teste para o Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha) no dia 18 de maio.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.