Mauá ultrapassa meta de vacinação contra o HPV

Meninas que não foram imunizadas durante a campanha podem procurar a UBS mais próxima de sua residência

Por Prefeitura de Mauá
Sábado, 12 de abril de 2014


Mais de nove mil meninas de Mauá foram vacinadas contra o vírus HPV (papiloma humano) durante a campanha que teve duração de 30 dias. Foram aplicadas 9.404 doses, o que representa cobertura de 88,05% do universo de 10.680 garotas com idade entre 11 a 13 anos.

O resultado satisfatório foi obtido devido à estratégia de levar a vacina até as escolas com alunas na faixa etária indicada. Mesmo com o encerramento da campanha é possível receber a vacina em qualquer Unidade Básica de Saúde. Isso porque a partir deste ano a vacina contra o HPV passou a integrar o calendário oficial de vacinas do Ministério da Saúde. Assim, toda a população alvo terá acesso gratuito a esta prevenção que anteriormente estava disponível apenas na rede privada e com um custo elevado.

Para garantir a cobertura pretendida a implementação da vacina foi escalonada por faixa etária. Em 2015 serão vacinadas as adolescentes de 9 a 11 anos e, em 2016, começam a ser imunizadas as meninas que completam 9 anos.

A vacina previne contra o câncer do colo de útero e deve ser aplicada em três doses. A segunda deve ocorrer seis meses após a primeira dose. Já a terceira será 5 anos depois.

A vacina utilizada no Brasil é do tipo quadrivalente e oferece proteção contra quatro subtipos do HPV com eficácia de 98%.

Para garantir a imunização, é fundamental que o esquema vacinal seja cumprido e as adolescentes compareçam a UBS para aplicação da segunda dose no prazo estabelecido na carteira de vacinas.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.