CPI dos Pedágios vai investigar os valores (abusivos) cobrados pelas concessionárias

Com o final da CPI do Desaparecimento de Pessoas, na última semana, a CPI dos Pedágios, que estava em primeiro lugar na fila de protocolos, foi criada.

Por Mandato do deputado Antonio Mentor
Quinta-feira, 10 de abril de 2014


Dois anos e meio depois de protocolado pedido de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar irregularidades nas tarifas cobradas pelas concessionárias nas rodovias paulistas, a Bancada petista na Assembleia Legislativa conseguiu sua criação.

O ato de criação da chamada CPI dos Pedágios foi publicado, nesta terça-feira (9/4), no Diário Oficial e, agora, as lideranças partidárias devem indicar os deputados que irão compor a Comissão. Somente após esta indicação será realizada a primeira reunião, onde serão definidos o presidente, vice-presidente e relator. As Comissões de Inquérito têm um prazo regimental de 120 dias e pode ser prorrogada por mais 60.

O requerimento da CPI é de autoria do petista Antonio Mentor, apresentado em outubro de 2012, no primeiro ano do atual mandato do governador Geraldo Alckmin e, para evitar a sua criação, a base governista protocolou, na época, uma série de outros pedidos de CPI para evitar a investigação proposta pelo PT. Isto porque, pelo regimento da Assembleia paulista, apenas é permitido o funcionamento de cinco comissões de investigação ao mesmo tempo e, desta forma, a CPI dos Pedágios entrou na fila de espera.

Com o final da CPI do Desaparecimento de Pessoas, na última semana, a CPI dos Pedágios, que estava em primeiro lugar na fila de protocolos, foi criada.

Investigação

O pedido do PT pretende investigar se os valores das tarifas cobrados pelas concessionárias nas rodovias paulistas estão em consonância com os critérios definidos nos editais de licitação, propostas e contratos firmados e com a Lei Federal que rege as concessões de obras e serviços públicos, com vistas a garantir o equilíbrio econômico e financeiro desses contratos de forma a assegurar uma justa remuneração combinada com a necessária modicidade tarifária.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.