![](/imag/vinheta/noticia.png)
CEI vai apurar irregularidades denunciadas em AME de Praia Grande
A unidade, pertencente ao Estado, funciona em prédio do Município, no bairro Mirim, e é administrada pela Fundação ABC
Quarta-feira, 9 de abril de 2014
Vereadores de Praia Grande aprovaram a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar as irregularidades encontradas no Ambulatório Médico de Especialidades (AME). A unidade, pertencente ao Estado, funciona em prédio do Município, no bairro Mirim, e é administrada pela Fundação ABC.
Equipamentos de raio x e mamografia, com etiquetas de inventário datadas de 2008, foram encontrados encaixotados, na última quinta-feira, pela vereadora Janaina Ballaris (PT), durante visita à unidade para apurar denúncia.
A CEI terá o prazo de 90 dias para apresentar relatório conclusivo sobre o caso. Os membros da comissão serão escolhidos por sorteio, que será feito na próxima sessão ordinária, no dia 14 de abril.
“Tomei conhecimento do fato através de uma denúncia corajosa. Fui barrada por funcionários que tentavam me parar, como se a errada fosse eu, de estar averiguando o descaso com o povo. Flagrei as máquinas encaixotadas. Estes aparelhos poderiam estar em uso, não só para o nosso Município, mas para toda a Baixada Santista. Enquanto isso, pessoas estão morrendo por conta de um diagnóstico, que nunca chegou”, relatou a Janaina, que também irá buscar ajuda junto à Comissão Estadual de Saúde, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Durante sua vigência, a comissão poderá proceder a vistorias e levantamentos no local, onde terá livre ingresso e permanência, e ainda requisitar dos responsáveis, a exibição de documentos e a prestação de esclarecimentos necessários. Os órgãos consultados terão prazo de 30 dias, prorrogável por igual período, para prestarem à CEI as informações e os documentos requisitados.