Uma mulher à frente de seu tempo
Há dez anos, nesta data, o Brasil perdia uma grande artista e uma incansável militante por uma sociedade mais justa. Uma mulher aguerrida que se colocou à frente de sua época e rompeu padrões culturais estabelecidos
Quarta-feira, 9 de abril de 2014
Há dez anos, nesta data, o Brasil perdia uma grande artista e uma incansável militante por uma sociedade mais justa. Uma mulher aguerrida que se colocou à frente de sua época e rompeu padrões culturais estabelecidos. Essa personalidade, Lélia Abramo, deixou marcas belíssimas nas páginas da história da arte como também da história política do Brasil.
Filha de italianos, a escritora e atriz Lélia, que manteve vínculos familiares em Araraquara por um período, trouxe da origem familiar a aptidão pelas lutas sociais. Desde muito jovem se engajou na militância política e se opôs às injustiças, às discriminações, aos preconceitos. Foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores e esteve presente nas grandes batalhas políticas do país, sempre ao lado da classe operária. Sempre a favor da democracia.
Enquanto prefeito de Araraquara, prestei uma homenagem à artista e à mulher guerreira. Em 2001, lançamos as Oficinas de Teatro “Lélia Abramo”, possibilitando levar seu nome e sua história para vários bairros de Araraquara, democratizando o acesso à cultura na nossa cidade. Em 2006, numa parceria com o Governo do Estado, inauguramos a Oficina Cultural também com seu nome abrangendo toda a região. Penso que foi uma justa homenagem a quem contribuiu tanto com a nossa história.
Que aquela chama da esperança que Lélia Abramo manteve acesa nunca se apague em nenhum de nós. Que possamos levar adiante as bandeiras que levantou em sua vida. Que a mantenhamos viva em nossa memória sempre para seguirmos seu exemplo de luta por uma sociedade mais humana e igualitária.
*Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e deputado estadual (PT-SP)