Candidato da centro-esquerda é eleito presidente da Costa Rica

Com a vitória de Luis Guillermo Solís, o Partido de Ação Cidadã chega pela primeira vez ao poder na história do país

Por Opera Mundi
Segunda-feira, 7 de abril de 2014


Luis Guillermo Solís foi eleito presidente da Costa Rica, após ter conquistado mais de 70% dos votos no segundo turno das eleições desse domingo (06/04). A vitória do historiador é a primeira de candidato de um terceiro partido (Ação Cidadã, centro-esquerda) em décadas. O candidato do Partido Libertação Nacional (PLN), no poder, Johnny Araya, conquistou 22,31% dos votos.

"Convoco para a união nacional. Que não haja mais divisões, mas que aquelas fruto da pluralidade. Que não haja conflito algum que possa dividir, e que além de partidos, convocados pela bandeira nacional, possamos caminhar unidos buscando a prosperidade", expressou Solís em seu discurso de vitória.

Solís, que se declarou um social-democrata, destacou entre suas principais promessas de campanha a reativação do setor agropecuário, o fortalecimento das instituições públicas de infraestrutura, saúde e educação, assim como a erradicação da pobreza extrema que afeta 6% da população.

Além disso, prometeu melhorar a arrecadação e a luta contra a evasão a fim de combater o déficit fiscal que em 2013 fechou em 5,4% do PIB (Produto Interno Bruto), para o qual também impulsionará uma reforma tributária a partir de seu segundo ano de mandato.

Solís superou a meta de obter 1 milhão de votos, correspondentes a um terço do universo de 3,1 milhões de eleitores. Segundo o presidente do Supremo Tribunal Eleitoral, Luis Antonio Sobrado, a Costa Rica "esteve à altura do desafio" de um segundo turno, o que havia ocorrido somente uma vez., em 2002.

Luis Guilherme Solís, um historiador de 53 anos que dedicou 30 ao ensino, iniciou a campanha dizendo que pretendia acabar com o "desgoverno" do PLN nos últimos oito anos, liderado por Óscar Arias (2006-2010) e Laura Chinchilla (2010-2014). Com a vitória, o Partido de Ação Cidadã, fundado no ano 2000, chega pela primeira vez ao poder na história da Costa Rica.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.