Ministério da Justiça fez 832 análises de classificação indicativa em março

Das análises feitas, houve pedido de reconsideração da decisão em seis circunstâncias, sendo que em três delas, o pedido foi indeferindo

Por Ministério da Justiça
Sábado, 5 de abril de 2014


Em março, a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ) classificou, por análise prévia, 224 obras. Dessas, 212 foram para cinema, DVD e TV, e 12 análises de jogos eletrônicos de console. Também foram analisadas 517 itens da programação de televisão.

Das análises feitas, houve pedido de reconsideração da decisão em seis circunstâncias, sendo que em três delas, o pedido foi indeferindo e mantida a decisão da equipe de análise.

Nas demais, a Classificação Indicativa reconsiderou a decisão e acatou o pedido para uma classificação indicativa inferior. Foi o que aconteceu com os filmes Rio Corrente, que ficou não recomendado para menores de 14 anos, 300 – A Ascensão do Império, que ficou com classificação de não recomendado para menores de 16 anos, e Entre Nós, não recomendado para menores de 14 anos.

A análise das obras auto-classificadas pelas emissoras produziu 414 relatórios de acompanhamento de programas e 103 verificações de informações da classificação indicativa a respeito dos símbolos exibidos, descrição de conteúdo e horário. Destes, 42 na TV aberta e 61 em canais de TV paga.

Entre os filmes classificados em março estão os blockbusters Capitão América 2 - O Soldado Invernal, com classificação de não recomendado para menores 12 anos, Ninfomaníaca II – não recomendado para menores 18 anos e Rio 2, com classificação indicativa Livre.

Entre os jogos estão Soulcalibur Lost Swords (para PS3), com classificação de não recomendado para menores de 12 anos, e Daylight (para PC e PS4), classificado como não recomendado para menores de 14 anos.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.