Artesanato Brasileiro será exposto nas cidades-sede
Exposições acontecerão na Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades-sede dos jogos, com ênfase em Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre
Sábado, 5 de abril de 2014
Na série Cultura e Diversidade, que estreia nesta sexta-feira (04), na MinC TV (transmitida pelo YouTube), a ministra da Cultura, Marta Suplicy, fala sobre o Edital Vitrines Culturais que promoverá a exposição e venda de artesanatos durante o mundial de futebol, entre 12 de junho e 13 de julho de 2014.
Artesãos de todo o País podem participar. "É um edital para todos que trabalham e produzem essa diversidade artesanal brasileira", esclarece Marta Suplicy. As inscrições podem ser feitas até 6 de abril. O edital pode selecionar até 60 mil peças artesanais, de valor simbólico e estético, que expressem valores culturais brasileiros.
As exposições acontecerão na Fifa Fan Fest e espaços culturais das cidades-sede dos jogos, com ênfase em Manaus, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. "Nas cidades que não têm Fifa Fan Fest, as peças também podem ser expostas, outras vão viajar pelo Brasil mostrando nosso artesanato", explica a ministra. Para garantir a acessibilidade de artesãos que vivem em regiões mais remotas ou tem dificuldade de acesso à internet, as inscrições também podem ser realizadas pelos Correios.
Todos os estados brasileiros já receberam os caminhões que irão atender as Coordenações Estaduais do Artesanato e entidades representativas do segmento para aumentar as oportunidades de negócios com diferentes parceiros além de fomentar a renda e produção do artesão.