Carapicuíba realiza campanha de vacinação contra HPV

Doses da vacina estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município. Trabalho também está sendo realizado nas escolas do município

Por Imprensa prefeitura município de Carapicuíba
Sábado, 5 de abril de 2014


A Prefeitura de Carapicuíba iniciou a campanha de vacinação contra o HPV, iniciativa que tem como público-alvo meninas com idade entre 11 a 13 anos. A meta da administração municipal é vacinar o maior número possível de meninas e, para alcançar este objetivo, no próximo sábado, 5 de abril, das 9h às 16h, doses da vacina serão oferecidas em todas as unidades de saúde da cidade e em três escolas estaduais.

A campanha foi lançada pelo Ministério da Saúde, em 10 de março, e deve alcançar todos os municípios brasileiros.

Os HPV são vírus capazes de infectar a pele e as mucosas. São classificados em tipos de baixo e de alto risco de desenvolver câncer. Existem 12 tipos identificados como de alto risco que têm chance de persistir no organismo e estão associados a lesões pré-cancerígenas. Os HPV tipos 16 e 18 causam em torno de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. Os HPV de tipo 6 e 11 são encontrados na maioria das verrugas genitais (ou condilomas genitais) e papilomas laríngeos.

A transmissão ocorre por contato direto com a pele ou mucosa infectada, não necessariamente apenas por relações sexuais. Também pode ser transmitido de mãe para filho durante o parto. O esquema vacinal é composto por três doses. A primeira dose acontece nesse período, a segunda em setembro de 2014, e a terceira será agendada para 60 meses após a data da primeira dose.

Um estudo comparou mulheres vacinadas que nunca haviam sido expostas ao vírus às mulheres vacinadas já expostas. Os resultados mostraram que a vacina tem eficácia muito maior nas adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, ou seja, que ainda não iniciaram sua vida sexual. Por isso, para vacinar, a adolescente não precisa estar com a vida sexual ativa, pelo contrário, quanto antes vacinar, mais fácil proteger. Somente mulheres grávidas não poderão tomar a vacina contra HPV.

Os pais e responsáveis das meninas poderão acompanhá-las nas escolas abaixo ou na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para receberem a vacina, levando a carteira de vacinação e o termo de consentimento, caso não possa ser acompanhada.

Escolas

E.E Manoel da Conceição Santos – Av. Amazonas, 1150, Cohab 2
E.E. Cecilia da Palma Valentim Sardinha – Rua Gália, 249 – Ariston
E.E. Cicero Barcala Junior – Estrada Jacarandá, 3.010, Altos de Santa Lucia




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.