Deputada propõe audiência em Campinas para discutir a escassez de água na Região de Campinas
Ana Perugini é coordenadora da Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)
Quinta-feira, 3 de abril de 2014
A deputada Ana Perugini (PT) propõe que autoridades e especialistas discutam a crise do abastecimento de água e do Sistema Cantareira e encontrem alternativas para o problema na (RMC) Região Metropolitana de Campinas. Ela entregou ofício ao presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, o deputado Roberto Morais (PPS), ontem, na Assembleia. A deputada é coordenadora da Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo).
A Comissão seria a responsável em realizar o debate público que, além de apontar encaminhamentos sobre a crise atual, apresentaria possíveis ações para antecipar crises futuras no abastecimento da região.
No documento, Ana sugeriu o tema “A Escassez de água na Região Metropolitana de Campinas" e ressaltou o período atípico de seca, somado aos constantes recordes de calor, que vêm causando a maior estiagem dos últimos 50 anos e afetando a capacidade de armazenamento do Sistema Cantareira, segundo a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – PCJ. O Sistema Cantareira responde pelo abastecimento de nove milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo e outros 5,5 milhões na Região Metropolitana de Campinas. A Sabesp é responsável pelo gerenciamento do Sistema.