ONG lança campanha: “Abusadores não passarão!”

Após propaganda criticada, Metrô é pressionado a fazer conscientização de usuários

Por Spresso SP
Quarta-feira, 2 de abril de 2014


4.684 pessoas enviaram e-mails pedindo que o presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco, faça uma campanha de conscientização contra assédio no transporte público. Trata-se da mobilização “Abusadores não passarão!”, idealizada pela ONG Minha Sampa. Para participar, basta acessar o site e preencher um breve formulário. Além de enviar o e-mail à companhia, a ONG também divulga o telefone do gabinete do presidente.

Anna Livia Arida, da Minha Sampa, explicou as motivações da mobilização. “Essa campanha começou não só em razão da propaganda veiculada na rádio Transamérica, mas também pela sequência de casos de abuso dentro do metrô divulgados recentemente”. A propaganda em questão, divulgada na semana passada, elogiava os investimentos do governo estadual de São Paulo e apontava que “trem lotado é bom pra xavecar a mulherada”.

Neste ano, 26 casos de abusos no transporte público foram denunciados. Entretanto, existe uma preocupação com os casos não reportados. “Uma coisa importante é que as vítimas reportem esse tipo de abuso. É muito comum que esses casos não sejam notificados”, opinou Anna Livia.

A mobilização foi inspirada pela campanha “Don’t be that guy”, em Vancouver, no Canadá. Segundo a ONG, a série de propagandas conseguiu que os casos desse tipo de abuso fossem reduzidos em até 10% na cidade canadense. Porém, os idealizadores da mobilização não exigem um formato para a possível campanha do Metrô.

“O principal é que seja uma campanha abrangente e que tenha como foco tanto coibir esse tipo de violação, mas também orientar as vítimas sobre como proceder, e idealmente ensinar os funcionários do Metrô a como lidar com esse tipo de situação”, relatou Anna. Ela deixou claro que a Minha Sampa está aberta ao diálogo para possíveis ações de conscientização.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.