![](/imag/vinheta/noticia.png)
Governo libera R$ 5,1 mi para ações de defesa civil no Acre
Com cheia de rios, estado ficou isolado do restante do País e tem importado combustível e alimentos do Peru
Segunda-feira, 31 de março de 2014
O Ministério da Integração Nacional autorizou a transferência de R$ 5,1 milhões para o estado do Acre. Ação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (31).
Recurso será para ações da Defesa Civil, bem como execução de ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais. Medida é recorrente a cheia do Rio Acre e do Rio Madeira, que tem isolado o estado do restante do País.
No dia 21 de março, a Agência Nacional de Transportes Terrestres autorizou empresas brasileiras a fazer o transporte de alimentos procedente do Peru por 90 dias, para evitar o desabastecimento de produtos essenciais aos moradores do Acre.
No dia 26 de março, a capital Rio Branco recebeu uma carreta com 29 mil quilos de frutas, que foram distribuídas aos supermercados. Na próxima terça-feira (1), três carretas, com 125 toneladas de verduras, devem chegar ao estado.
Aeronaves comerciais e da Força Aérea Brasileira (FAB) também estão levando para o Acre alimentos e remédios. Na última semana, um voo da FAB desembarcou na capital com 12 toneladas de medicamentos. Em seguida, chegaram dois voos, um da FAB e um fretado, com 12 toneladas e 21 toneladas, respectivamente, de produtos hortifrutigranjeiros, com destino às cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
No dia 27, o governador do estado, Tião Viana, informou que a região foi autorizada a comprar combustível no Peru pelo governo federal. Ele disse que pediu autorização para importar dois milhões de litros de combustíveis.