![](/imag/vinheta/noticia.png)
Oeste do estado de São Paulo precisa de incentivos para retomar desenvolvimento, diz Padilha
Coordenador da caravana Horizonte Paulista constatou que incentivos fiscais no Mato Grosso do Sul e custos do transporte travam desenvolvimento da região
Sábado, 29 de março de 2014
Distante dos grandes centros do estado, a região Oeste tem enfrentado problemas para se desenvolver. Dois fatores são considerados obstáculos para o desenvolvimento local: a guerra fiscal com o estado vizinho Mato Grosso do Sul e o alto custo do transporte rodoviário. Para o coordenador da caravana Horizonte Paulista, o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, a instalação de uma zona especial de desenvolvimento, associada a incentivos fiscais, a reativação da rede ferroviária e o incremento da rede hidroviária como alternativas para o transporte de carga podem colocar a região Oeste do Estado no rumo do desenvolvimento.
“O Governo do Estado precisa fazer um grande esforço para atrair indústrias para essa região, com mais oferta de transportes e incentivos fiscais”, comentou. “Também é preciso trazer mais educação para a região, com um ensino médio melhor e ampla oferta de ensino profissionalizante, para que as empresas encontrem mão de obra qualificada”, afirmou.
Em Presidente Venceslau, por exemplo, Padilha ouviu que um grande frigorífico da cidade faliu por não aguentar a competição dos vizinhos do Mato Grosso do Sul. Hoje, a cidade depende da economia em torno dos presídios da região e a planta industrial segue desativada por falta de interessados. “Essa região não pode ser só local de presídios. Há muito potencial por aqui que pode ser explorado para que haja desenvolvimento e geração de riquezas”, disse.
A caravana Horizonte Paulista começou a jornada desta sexta-feira em Presidente Prudente. Pela manhã, Padilha se encontrou com o bispo da diocese de Prudente, dom Benedito Gonçalves, que destacou que a violência é o maior do problema da região.
Na Prefeitura da cidade, Padilha foi recebido pelo prefeito Milton Carlos (PTB) e pelo seu vice Marcos Vinha (PT). Os dois elogiaram a postura de Padilha à frente dos ministérios das Relações Institucionais e da Saúde, destacando que a cidade recebeu mais de R$ 400 milhões em recursos do Governo Federal para obras, incluindo mais de 3,5 mil casas do programa “Minha Casa Minha Vida”. Padilha ainda participou de plenária com lideranças políticas e de movimentos sociais no Centro Cultural Matarazzo, fez reunião com a direção da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Unesp e almoçou com militantes no Clube do Sindicato dos Bancários. De lá, a caravana partiu para Álvares Machado, onde houve plenária na Câmara Municipal.
Em Presidente Venceslau, a caravana foi recebida pelo prefeito Jorge Duran (PDT). Padilha também participou de encontro com lideranças locais. Em seguida, a caravana visitou Santo Anastácio, onde encerrou as atividades do dia com plenária.
Agenda Caravana Horizonte Paulista
29 DE MARÇO – SÁBADO
Teodoro Sampaio
9:00 – Encontro com prefeito, vereadores e militantes rurais ( local a definir)
Mirante do Paranapanema
11:00 – Encontro com jovens, assentados, movimentos sociais, militantes rurais no prédio da Associação do Comércio
12:30 – Almoço no Restaurante do Posto Mirantão.
Tarabaí
14:00 – Encontro na Câmara Municipal com a população e militantes das cidades de Tarabaí, Pirapozinho, Estrela do Norte, Sandovalina e Narandiba.
Alfredo Marcondes
16:00 – Encontro com prefeito e vereadores (local a definir)