Linha Econômica questiona o papel da mídia na economia brasileira

Evaristo Almeida e Ricardo Guterman explicam os equívocos que a grande mídia comete em seu julgamento sobre o governo

Por Luiz Braz, Portal Linha Direta
Sexta-feira, 28 de março de 2014



Direto da Rádio Web Linha Direta, o Linha Econômica desta semana faz uma análise sobre a conjuntura econômica do Brasil. Resultados positivos no primeiro bimestre deste ano surpreendem até mesmo economistas favoráveis ao governo brasileiro com a inflação controlada e a taxa de desemprego abaixo das potências mundiais. Na atração, Evaristo Almeida critica a agência de risco Standard & Poor’s, que rebaixou a nota do Brasil de BBB para BBB-, enquanto Ricardo Guterman questiona os interesses da oposição em pedir a CPI da Petrobras.

Nesta semana, a agência de risco Standard & Poor’s, rebaixou a confiabilidade dos investimentos no Brasil de BBB para BBB-. Com a notícia, publicações de referência na grande mídia “comemoraram” o anúncio da agência americana omitindo os resultados positivos que o país teve este ano.

Os economistas ainda destacam que, apesar da torcida da grande mídia para que o Brasil entre em crise econômica, o governo vem conseguindo manter a inflação estabilizada e a taxa de desemprego abaixo se comparado aos países desenvolvidos. O Valor Econômico, por exemplo, foi o único veículo especializado em economia a destacar o superavitário em R$ 9,876 bilhões – resultado previsto pelo secretário do Tesouro Nacional.

No terceiro bloco, Evaristo Almeida e Ricardo Guterman relembram que o pedido de CPI da oposição desta semana se assemelha a CPI da Petrobras de 2010. Eles comentam que é histórico relacionar a estatal brasileira com a disputa pelo poder, como por exemplo, o suicídio de Getúlio Vargas. O ex-presidente brasileiro não aguentou a pressão das críticas em cima da empresa petrolífera.

O Linha Econômica vai ao ar hoje, nesta sexta-feira, a partir das 14 horas. A reprise ocorre na terça, às 21 horas.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.