É hora de levantar a bandeira do Esporte

Somente uma política pública que ofereça a prática do Esporte à população, abrangendo todas as faixas etárias, pode conduzir ao exercício pleno da cidadania e à melhoria da qualidade de vida

Por Enio Tatto
Quinta-feira, 27 de março de 2014


O Seminário “Esporte, Atividade Física e Saúde” foi implantado na Assembleia Legislativa através de nosso Projeto de Resolução com o objetivo de proporcionar à sociedade momentos de reflexão sobre a importância do Esporte na vida de cada indivíduo. Os conteúdos do Seminário são selecionados em função de especializações nas áreas do Esporte e da Saúde que atendam aos anseios e às necessidades da comunidade esportiva e acadêmica.

Somente uma política pública que ofereça a prática do Esporte à população, abrangendo todas as faixas etárias, pode conduzir ao exercício pleno da cidadania e à melhoria da qualidade de vida.

Sempre é bom lembrar que os esportistas vivem intensamente e sentem as emoções do Esporte, vibram com os discursos inflamados a favor da prática esportiva, no entanto, sentem na pele o abandono, a negligência e a falta de políticas públicas que estimulem a participação.

Hoje, o Esporte deixa de ser um fim em si mesmo e apresenta-se como um recurso indispensável para alicerçar as políticas voltadas para a educação, a saúde, a cultura, o meio ambiente e a segurança pública.

Nesse sentido, o Esporte necessita de um tratamento diferenciado e precisa ter prioridade nas políticas públicas do Estado. Às vésperas da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 no Brasil, o orçamento do Esporte não pode continuar com 0,1% do orçamento do Estado. É preciso quebrar o gesso que imobiliza o Esporte.

É preciso também tomar consciência de que o Esporte é a melhor forma de se conquistar a autoestima e que o homem deve morrer moço o mais tarde possível. Que a decadência física decorre mais da insuficiência de exercício físico do que do avanço da idade. Que através da atividade esportiva é possível permanecer com 40 anos durante mais 30 anos. E lembrar que na prática esportiva não há discriminação de cor, de raça, de religião ou de condição social.

Por tudo isso e pelo valor imensurável do Esporte, os esportistas, secretários municipais, gestores, professores, líderes comunitários e formadores de opinião devem continuar participando deste seminário e lutar pela valorização do Esporte e da Atividade Física em benefício da Saúde da população. O IV Seminário ocorrerá entre 7 e 10 de abril próximos, como sempre na Assembleia Legislativa.

É hora de levantar a bandeira do Esporte. É preciso atender à recomendação da Conferência Nacional de Esporte para que o orçamento do Esporte seja de, no mínimo, 1% do orçamento geral, seja do município, do governo estadual ou federal.

Somente assim, poderemos almejar para as novas gerações uma infância saudável, uma juventude sadia, uma terceira idade forte e feliz, além da proliferação de novos talentos e futuros campeões que surgirão na comunidade esportiva com a implantação de uma política pública efetiva para o Esporte.

*Enio Tatto é deputado estadual e 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp)




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.