Bancada do nordeste debate políticas de incentivo à região

Para o representante da bancada, o Nordeste alcançou hoje um novo patamar, mais diversificado produtivamente, mas ainda carece de políticas com dimensão regional

Por PT na Câmara
Quarta-feira, 26 de março de 2014


Representantes da Bancada do Nordeste na Câmara, coordenada pelo deputado Pedro Eugênio (PT-PE), reuniram-se em café da manhã nesta quarta-feira (26) com a economista e professora da Universidade Federal de Pernambuco, Tânia Bacelar, para discutir estratégias de desenvolvimento para a região.

Na reunião, a economista Tânia Bacelar apresentou os avanços da região nos últimos anos. “A região cresceu devido às políticas públicas sociais que foram implementadas a partir do governo Lula. A desigualdade na região diminuiu significativamente, mas é necessário ampliar o debate sobre o tema na agenda do governo”, disse.

Na opinião do deputado Pedro Eugênio, o Nordeste alcançou hoje um novo patamar, mais diversificado produtivamente, mas ainda carece de políticas com dimensão regional.

O deputado acredita que o caminho é incentivar políticas públicas explícitas de desenvolvimento regional. Ele pretende mobilizar a bancada para deliberar sobre esses objetivos. “O desafio é definirmos pontos específicos que tenham uma grande capacidade de alavancar o desenvolvimento na região e atuarmos junto aos nossos governadores. Eles precisam ser pressionados para atentarem para políticas gerais, sem competição entre os estados”.

“A palestra da professora reforça e define onde queremos chegar. Decidimos não falar inicialmente sobre a reestruturação de órgãos como Sudene, Dnocs e Codevasp, mas temos que fortalecer esses órgão tendo em vista objetivos que queremos atender”, disse.

Para o deputado Pedro Eugênio, é necessário, no caso do Dnocs, que exista uma política de recursos hídricos forte na região para fazer o gerenciamento do abastecimento de água nas cidades de pequeno porte. “No momento em que definirmos uma política de fornecimento de água das vilas e das pequenas comunidades rurais e colocarmos isso para o Dnocs, será importante esse fortalecimento”, disse.

O deputado Eudes Xavier (PT-CE), que tem história de luta pelo fortalecimento do Dnocs, também participou da reunião.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.