Bilhete Único terá logomarca dos 50 anos do golpe
A edição especial do cartão de transporte público terá 15 mil unidades
Sábado, 22 de março de 2014
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), lança uma edição especial do Bilhete Único de São Paulo. Quinze mil unidades do cartão de transporte público serão produzidas com uma logomarca dos 50 anos de golpe militar. O objetivo da ação é promover a reflexão sobre a ditadura militar que esteve vigente no Brasil por 21 anos.
A logomarca será assinada pelo artista Elifas Andreato. O ilustrador brasileiro foi um dos opositores à ditadura e protestava por meio da arte. Ele foi fundador de órgãos da imprensa alternativa, como o Opinião, Argumento e Movimento. Em 2011, recebeu o Prêmio Especial Vladimir Herzog, concedido a pessoas que se destacam na defesa dos direitos humanos.
O bilhete pode ser adquirido em todos os postos da SPTrans. Para obter um cartão com a logomarca, basta inserir R$ 15 de créditos em passagens.
Em 2014, além de completar 50 anos do golpe de Estado de 1º de abril de 1964, também se comemora 35 anos da Lei de Anistia e os 30 anos da campanha Diretas Já. Esses marcos representam uma oportunidade para levar à sociedade uma reflexão sobre os direitos democráticos.
Além da edição especial do Bilhete Único, a SMDHC conta com uma programação de shows, peças teatrais, debates e o Cine Direitos Humanos. Um hot site será lançado para reunir todas as atividades que serão propostas pela Secretaria.