Em Osasco, Fundo Social promove Projeto "Cores da Solidariedade"

Essa parceria tem como objetivo incluir e propiciar o acesso à cultura, levando gratuitamente oficinas de pintura para crianças, adolescentes e idosos cadastrados no FSS e que estão em situação de vulnerabilidade, risco ou exclusão social

Por Prefeitura de Osasco
Quinta-feira, 20 de março de 2014


Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) e com a iniciativa da CCR ViaOeste, da Associação Cultural Pintura Solidária e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, nesta terça feira (18), aconteceu a oficina inaugural do Projeto “Cores da Solidariedade”, no Anfiteatro do FSS.

Essa parceria tem como objetivo incluir e propiciar o acesso à cultura, levando gratuitamente oficinas de pintura para crianças, adolescentes e idosos cadastrados no FSS e que estão em situação de vulnerabilidade, risco ou exclusão social.

Para marcar a implantação da oficina em Osasco, ao longo do dia, as pinturas foram realizadas pelos funcionários da Prefeitura de Osasco. O evento contou com a presença do prefeito Jorge Lapas que parabenizou o Projeto. “Esta é uma iniciativa fantástica. É muito gratificante ver pessoas que se dedicam para melhorar a vida do próximo", declarou.

Em Osasco, a parceria acontece com o Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama, Sandra Missiano Lapas. “Parabenizo todos envolvidos nesse projeto belo aos nossos olhos e tão inspirador para nossas almas. Foi muito bom passarmos esse dia em contato com a arte, por meio desta oficina de pintura do Projeto “Cores de Solidariedade”, salientou.

Sandra Missiano Lapas, reconheceu ainda o trabalho realizado pela idealizadora do Projeto, Vera Viudes Petrocchi. “Não sei qual foi a cor da solidariedade que te inspirou, mas tenho certeza que todas essas cores juntas amenizam a dor e resgatam a autoestima daqueles que enfrentam qualquer tipo de vulnerabilidade, por isso agradecemos a você Vera e a CCR ViaOeste, pela oportunidade de fazer parte desse bonito projeto”, enfatizou.

Segundo o presidente da CCR ViaOeste, Eduardo Siqueira Moraes de Camargo, a intenção não é formar artistas e sim levar alegria à pessoas que precisam. “É uma grande satisfação patrocinar um projeto que leva cultura para as pessoas, percebemos o clima contagiante que o Projeto traz para os municípios por onde passa, sempre com trabalhos maravilhosos”, afirmou.

Durante o evento, a Associação Cultural Pintura Solidária, junto a representantes da CCR ViaOeste, entregaram ao prefeito Jorge Lapas e à primeira-dama, um quadro exclusivo para marcar de forma oficial, o início das oficinas em Osasco. O prefeito também homenageou a idealizadora com uma placa solene.

“Estou muito emocionada. Esse projeto é um despertar para a arte, um despertar para a solidariedade, o companheirismo e a educação. Agradeço essa oportunidade”, afirmou emocionada a presidente do Projeto “Cores da Solidariedade, Vera Viudes Petrocchi

Saiba mais:

Há 10 anos contribuindo para a transformação da sociedade por meio da arte, a Associação Cultural Pintura Solidária atende pessoas de todas as idades em estado de vulnerabilidade social, no interior do Estado e na Grande São Paulo.

Em parceria com entidades sociais das várias cidades onde atua, sua Missão é elevar a autoestima, levar alegria, disseminar a cultura e despertar o gosto pela arte, por meio de ações culturais voltadas para as artes visuais, como a pintura.

É uma ONG sem fins lucrativos e, portanto, precisa do apoio de toda a sociedade civil para o desenvolvimento de suas atividades. Os projetos que desenvolve são aprovados nas leis de incentivo à cultura (Lei Rouanet e ProAC), portanto, empresas e pessoas físicas podem contribuir, destinando parte dos impostos devidos à associação (Imposto de Renda e ICMS).
Desenvolvido desde 2012, o projeto “Cores da Solidariedade” atendeu, apenas em 2013, cerca de duas mil pessoas, por semana, em cidades do interior de São Paulo. Distribuindo cor e alegria por onde passa, visa enriquecer culturalmente os que estão em estado de vulnerabilidade social. O trabalho de pintura tem características únicas, inspirado nos traços marcantes e nas cores vibrantes do artista pernambucano Romero Britto.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.