Alckmin pede água a Dilma e arruma encrenca com o RJ

Governador quer transpor água do rio Paraíba do Sul ao Sistema Cantareira, cujo nível caiu hoje a 14,7%

Por Spresso SP
Quarta-feira, 19 de março de 2014


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), esteve nesta terça-feira (18) em Brasília, acompanhado da presidente da Sabesp, Dilma Pena, para pedir à presidenta Dilma Rousseff autorização para transpor água de um dos braços da represa do Jaguari, em Igaratá, no Vale do Paraíba. A proposta do governador é construir um canal interligando o Sistema Cantareira à represa, que abastece cidades do Vale do Paraíba e do Rio de Janeiro. A represa é alimentada pelo rio Paraíba do Sul. Como esse rio é federal (banha os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), a transposição precisa de autorização de Brasília.

A transposição é estudada desde 2008, dentro do Plano Diretor de Aproveitamento dos Recursos Hídricos para a Macrometrópole Paulista, e estava prevista para ser adotada apenas em 2025. Como a situação das represas do Cantareira atingiu ponto crítico – nesta quarta-feira (19), o nível do manancial caiu novamente, para 14,7% de sua capacidade -, Alckmin quer antecipar o projeto. Desde 2011, no entanto, a ideia vem sendo combatida pelas cidades do Vale do Paraíba e do Rio abastecidas pelo rio Paraíba do Sul.

Com a transposição, o Sistema Cantareira ganharia entre 4,7 mil e 5,13 mil litros de águia por segundo. Um canal de 15 quilômetros seria construído para fazer a transferência; a obra teria custo entre R$ 400 milhões e R$ 600 milhões. A transposição precisa de autorização da Agência Nacional de Águas. Na audiência que teve em Brasília ontem, Alckmin foi recebido pela presidenta Dilma, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e representantes da ANA.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.