Instituto Lula participa na África do Sul de Reunião da União Africana para desenvolvimento da agricultura
O objetivo central da reunião é analisar os resultados e avanços do programa nestes 10 anos de existência, que coincidem com a decisão da União Africana de transformar 2014 no “Ano da Agricultura e Segurança Alimentar”
Segunda-feira, 17 de março de 2014
Começa nesta terça-feira, 18, em Durban, África do Sul, a 10ª Reunião da Plataforma de Parceiros do Programa Compreensivo de Desenvolvimento da Agricultura Africana (CAADP) da União Africana (UA). O CAADP foi endossado pela Assembleia da União Africana em Julho de 2003, e tem como meta o desenvolvimento da economia e da segurança alimentar e nutricional nos países africanos.
O objetivo central da reunião é analisar os resultados e avanços do programa nestes 10 anos de existência, que coincidem com a decisão da União Africana de transformar 2014 no “Ano da Agricultura e Segurança Alimentar”.
A cerimônia de abertura contará com a presença da presidenta da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini Zuma, do presidente do Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD), Ibrahim Mayaki, e da Comissária para Economia Rural e Agricultura da União Africana, Tumusiime Rhoda Peace.
A reunião será divida em grupos de trabalho, com destaque ao grupo de segurança alimentar e nutricional. Este grupo trabalha para dar prosseguimento à parceria entre a FAO, o Instituto Lula e a Comissão da União Africana para intensificar os esforços para alcançar a segurança alimentar e nutricional no continente africano.
Essa parceria foi consolidada na “Reunião de Alto Nível sobre a Parceria Renovada para Abordagens Unificadas para Erradicar a Fome na África até 2025 no Âmbito do CAADP”, que inspirou o compromisso dos líderes africanos de erradicar a fome na África até 2025, adotado durante a XXII Sessão da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana.
O Instituto Lula enviou duas representantes à reunião: a assistente de projetos da Iniciativa África, Helena Tavares, e a assistente de parcerias do “Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos” (PMA), Flávia Lorenzon, colaboradora do Instituto. Elas acompanharão a reunião na qualidade de observadoras, atendendo à convite da União Africana.