MG: Com Pimentel, Juventude do PT mostra força e mobilização

Centenas de jovens, de sessenta municípios mineiros, representando todas as regiões do estado, participaram do Seminário Estadual da Juventude do PT que aconteceu na Escola Sindical, de 14 a 16 deste mês, em Belo Horizonte.

Por PT Minas Gerais
Segunda-feira, 17 de março de 2014


O encontro debateu a atual conjuntura política e iniciou a elaboração de propostas para a juventude que serão incorporadas ao plano de governo do PT nas eleições de 2014, em Minas e no Brasil. Estiveram no evento representantes da juventude de diversos partidos, deputados federais e estaduais , jovens prefeitos eleitos pelo PT em Minas, vereadores, presidentes municipais e dirigentes da executiva do partido, o secretário nacional da Juventude do PT, a Pastoral da Juventude Rural, representantes da União Nacional dos Estudantes, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, entre outros dirigentes partidários e segmentos representativos da sociedade civil. O ex-ministro do Desenvolvimento e ex-prefeito de BH, Fernando Pimentel, foi o convidado especial do Seminário, encerrando os debates sobre a atual conjuntura política em Minas Gerais.

O secretário Estadual de Juventude do PT-MG, Bruno Roger, comemorou os resultados do Seminário, considerado um dos melhores da JPT nos últimos anos. “Com a presença de Fernando Pimentel, que reafirmou seu compromisso com a juventude mineira, fechamos com chave de ouro os três dias de atividades que estimularam o debate político entre os jovens de todo o estado. O balanço é muito positivo.

Com a presença do Patrus Ananias e Otávio Dulci, realizamos discussões sobre a conjuntura atual em Minas e no Brasil. Também estabelecemos grupos estratégicos que irão apresentar contribuições para a construção do plano de governo do PT e realizamos um debate sobre os 50 anos do golpe militar e as novas formas de repressão à juventude. Saímos empolgados e com muito entusiasmo para enfrentar o embate político que se apresenta”, disse o secretário.

Para um auditório lotado, Fernando Pimentel reafirmou seu compromisso com a juventude mineira e expôs a necessidade de estimular o diálogo entre o poder público e a população. “ Nas muitas viagens que tenho feito por Minas Gerais, constatei que a maior demanda da população é por ser ouvida. O povo, há 12 anos, não tem voz, não tem vez e não há dialogo com o governo do estado”, constatou. O protagonismo da juventude na sociedade e os novos mecanismos de participação também foram abordados em sua fala. “Não é possível governar um a cidade, um estado, sem dialogar com os jovens.

Hoje, um em cada quatro brasileiros tem menos de 29 anos, representando 25% da população brasileira. É preciso estar ao lado dos jovens, não de costas para eles. Não é possível governar ignorando um quarto da população. Este é o primeiro passo para o fracasso. É por isso que depois de 12 anos dessa trajetória em Minas, o que vemos é um desejo de mudança efetiva e real. Nossa primeira iniciativa será construir um plano de participação para que cada cidadão influencie nas decisões de governo, assim como fizemos em Belo Horizonte com o Orçamento Participativo”, disse Pimentel aplaudido de pé pelas centenas de jovens que lotaram o auditório.

Jeferson Lima, secretário nacional da Juventude do PT, comemorou a realização do Seminário em Belo Horizonte. “Este encontro é fundamental para fazer um contraponto à repressão sistemática do governo estadual contra a juventude mineira. A falta de políticas públicas para os jovens e a total ausência de diálogo são as marcas desses 12 anos do PSDB à frente do governo. Minas terá um papel estratégico nas eleições de 2014 e saio daqui muito confiante , sabendo que a militância mineira está preparada para o debate”.

Juventude do PMDB declara apoio ao PT para o governo de Minas

Ao lado do ex-ministro Fernando Pimentel e das lideranças presentes no evento, Bruno Júlio, secretário nacional da juventude do PMDB, declarou apoio ao projeto democrático popular que será apresentado à população nas eleições deste ano. “Percebemos um movimento claro do PT no sentido de criar mecanismos de diálogo com a população. As manifestações de junho mostraram esta necessidade e, mais uma vez, o PT soube interpretar os anseios da população. Nós, da juventude do PMDB, seguimos no mesmo sentido e estaremos juntos para derrotar este desgoverno que se instalou em Minas Gerais. Com certeza estaremos juntos para conquistar o governo de Minas e estabelecer uma administração democrática e participativa no estado”, declarou o secretário nacional do PMDB.
Também estiveram no Seminário da JPT-MG os deputados federais Odair Cunha (presidente estadual do PT-MG), Miguel Corrêa (deputado federal do PT e presidente do PT-BH), Gabriel Guimarães(eleito o deputado federal mais jovem do PT e vice-presidente do PT estadual e do PT-BH), os deputados estaduais do PT, Durval Ângelo, Paulo Lamac, André Quintão e o vereador Adriano Ventura (PT-BH).




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.