Mauá vai coordenar órgão internacional de Economia Solidária
A organização promove o fortalecimento do intercâmbio de informação e de boas práticas de Economia Solidária entre as cidades do continente
Segunda-feira, 17 de março de 2014
As cidades de Mauá e Osasco vão coordenar a comissão de economia social e solidária da rede de Mercocidades, um organismo internacional presente nos países do Mercosul. A reunião de posse acontece na próxima quarta-feira (19/03), em Montevidéu, no Uruguai.
Para o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, o convite para coordenar uma organização internacional, depois de uma série de importantes ações é demonstração do comprometimento de Mauá com a política de trabalho e renda. “Esse convite é mais um desafio que se somará às conquistas da nossa cidade, com todas essas ações de Economia Solidária”, comentou.
Entre elas figuram a institucionalização da política de Economia Solidária no município, a criação do Fórum e do Conselho Municipal de Economia Solidária, a regulamentação da incubadora pública itinerante, nesse conceito a primeira do Brasil, instituição do dia municipal da economia solidária e permissão para que os empreendimentos econômicos solidários ocupem equipamentos públicos por até dois anos com assessoria técnica e o fomento voltado aos catadores.
Segundo o site da entidade (www.mercociudades.org), a Comissão de Economia Social e Solidária tem como objetivos a contribuição para o contínuo fortalecimento do intercâmbio de informação e de boas práticas de Economia Solidária entre os integrantes da Rede, bem como promover a articulação com outras instâncias, a fim de incidir nas políticas aplicadas. A Comissão conta com dois espaços propícios para o diálogo: Reuniões Especializadas de Cooperativas (REC) e de Agricultura Familiar (REAF).
Mercocidades - Ativa há 18 anos, a Rede de Mercocidades é uma organização presente nos países do Mercosul e seus associados, que desde sua criação vêm apostando em um Mercosul mais justo e acessível ao cidadão.
A Rede de Mercocidades é composta por 286 localidades da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Bolívia, Colômbia e Peru, que promove a inserção das mesmas no processo de integração regional do Mercosul, e cuja importância vem crescendo, tanto em quantidade de membros como em intercâmbio de experiências.