#ParabénsZéDirceu68

Assista alguns vídeos e mensagens para compartilhar com vocês sobre os 68 anos de José Dirceu, que são completados neste domingo (16). São mensagens emocionantes, sinceras e que nos renovam a esperança e a vontade de lutar pela verdade

Por Blog Zé Dirceu
Sábado, 15 de março de 2014



Amigas e amigos do Zé Dirceu,

No próximo domingo, 16 de março, é aniversário do Zé. Em muitos anos, pela primeira vez, ele não vai poder comemorar. Nem, nós, seus amigos, poderemos abraçá-lo, telefonar, mandar mensagens. Um dos líderes da geração de 68, que marcou a história do Brasil no movimento de resistência à ditadura e luta pela democracia, completará os seus 68 anos longe dos amigos e da família.

Como todos sabem ele está preso injustamente, condenado que foi num julgamento de exceção. Duplamente condenado, pois embora tenha direito legal ao regime semiaberto, desde 15 de novembro de 2013, portanto há 120 dias em 15 de março, continua a ser mantido em regime fechado, numa perpetuação das arbitrariedades contra ele cometidas.

Mas dia 16 de março é dia de comemorar, mesmo que virtualmente. Assim, os amigos que quiserem se manifestar, mandem aqui suas mensagens, na parte dos comentários. Aos que quiserem compartilhar suas mensagens nas redes sociais, pedimos que nos copiem.

Vamos compilar todas as manifestações e encaminhar, por meio do advogado, para o Zé. Sabemos que ele ficará muito feliz, como se estivesse abraçando a cada um. Ele sempre gostou de comemorar seu aniversário.

Não é porque está injustamente preso que este ano vai ser diferente.

Nós, seus amigos, estamos aqui para garantir uma grande comemoração. Afinal, os bons amigos, especialmente os guerreiros como o Zé, merecem sempre o nosso brinde.

Amigos do Zé Dirceu

Assista abaixo alguns deles

Sérgio Mamberti:



José Emiliano:



José Emiliano – Parte 2:



Ana Corbisier:



Cid Barbosa:



Cid Barbosa Jr.



Adriano Diogo:



Ivan Seixas:



Ricardo Zarattini:



Nem todos os amigos do Zé Dirceu puderam gravar vídeos com mensagens sobre os 68 anos do ex-ministro. Mas diversos enviaram saudações por texto, que faremos chegar até ele, junto com as dezenas de mensagens que estamos recebendo dos leitores.

Leia também algumas das mensagens enviadas pelos amigos do Zé:



“Fala, Zé! Feliz Aniversário! Por dois meses vc fica mais velho que eu, mas logo te alcanço. Na idade, porque nos serviços prestados ao país e ao povo brasileiro é impossível te alcançar! Deus de abençoe!”

Zé de Abreu, ator



“Caro Zé: impedidos de te abraçar pessoalmente pelo seus 68 anos como sempre fizemos, receba o nosso abraço virtual mas carregado de sinceridade e de certeza que em breve o faremos pessoalmente.”

Emidio de Souza, presidente do PT-SP


“Prezado e querido amigo Zé Dirceu,

Como disse Honoré de Balzac ‘A VIDA COMEÇA AOS QUARENTA’. Portanto, faça lá suas contas e veja quanta água ainda tem pra correr no leito desse rio da sua luta plena de ações e realizações em favor do povo brasileiro.

Sua corajosa luta contra a Ditadura e conquista democrática do poder, são fatos que ninguém apagará da história.

O Brasil e seu povo verdadeiro conta muito com você para novas conquistas e novos avanços. Parabéns pra você nesta data luminosa. Um forte e carinhoso abraço.”

Lucy e Luiz Carlos Barreto

“Parabéns, Zé Dirceu, do amigo Zurita que lhe conhece desde que fomos contemporâneos na faculdade paulista de Direito PUC-SP.”

Armando Zurita, economista e advogado

“Dirceu velho,

Comemore o aniversário. Comemore a vida que teve. A luta que fez. As mulheres que amou. Os amigos que tem. O futuro que vem.

Um grande abraço”

Vladimir Palmeira, professor e ex-deputado federal


“Meu querido Zé,

Um beijo cheio de ternura e a certeza de que o pesadelo está chegando ao fim!

Salve o 16 de março!”

Consuelo de Castro, dramaturga


“Estimado companheiro Zé Dirceu:

Eta mês de março marvado.

Nós impedidos do direito e prazer de abraçá-lo diretamente, você amargando uma injustiça.

Também é o aniversário dos 50 anos do golpe militar, traiçoeiro e antipátria. Esta desgraça mudou as nossas vidas de jovens, mas nos deu a possibilidade de conhecermos tantas e tantos companheiros maravilhosos. Muitos caíram na luta e vivem na nossa lembrança.

Hoje o Brasil mudou, grandes avanços foram realizados e muito, muito mesmo, ainda esta faltando na caminhada. Diga o que quiser uma imprensa que apoiou o golpe, ajudou a caçar como animais ferozes os resistentes aos crimes da ditadura. Ou juízes que ratificaram a anistia imunda a torturadores, violentadores, assassinos e ocultadores de corpos.

O seu tijolinho na construção da democracia no Brasil está ai, ninguém pode negar.

Só que ainda, como já disse, muito falta caminhar, e estamos esperando você , para marcharmos todos juntos.

Por favor, dê um abraço nos companheiros que convivem contigo neste momento triste.”

José Luiz Del Roio, ativista e ex-senador italiano

“Parabéns, comandante. Estou te aguardando breve aqui do lado de fora para retomarmos a luta que, eu sei, você continua tocando aí dentro.”

Luiz Fernando Emediato, editor

“Querido amigo,

Nem imagino é que é passar um aniversário na Papuda, injustamente preso, longe das pessoas de quem gosta. Mas saiba que aqui fora organizamos uma grande comemoração. Da mesma forma que, os que forjaram o mensalão para derrotar o PT e incriminar suas lideranças não conseguiram nem tirar o PT de cena nem derrotar a você, também não conseguiram afastar seus amigos nem nos desmobilizar. Estamos juntos com você e à espera de que logo mais estará conosco.

Saúde, força para resistir mais alguns meses às arbitrariedades que contra você vêm sendo cometidas, como retardar o cumprimento da pena em regime semiaberto, e um grande abraço afetuoso pelo seu aniversário de 68 anos. Um número simbólico na sua vida de lutas e na resistência das forças democráticas do país.

A verdade haverá de prevalecer. Tenho certeza de que a história do mensalão será reescrita. Aliás, timidamente já começou a ser reescrita com o julgamento dos infringentes.”

Lia Ribeiro Dias, diretora executiva da Momento Editorial

“Querido amigo

A História já o absolveu. A maioria está com vc. Os que te conhecem há tanto tempo como eu jamais tiveram um segundo de dúvida. Estamos doloridos pela sua pena mas ela engrandeceu em consciência essa maioria que o reconhece como um dos maiores líderes contemporâneos. Infelizes os que não fazem parte desta heroica História. Sua prisão paradoxalmente mostrou ao mundo a sua consagração definitiva como o estrategista guerreiro que levou o povo brasileiro ao poder. Parabéns companheiro. Logo comemoraremos juntos em praça pública.”

Ana Maria da Costa Leitão Vieira, museóloga




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.