![](/imag/vinheta/noticia.png)
Vacinação contra o HPV é realizada nas escolas públicas e privadas de Osasco
Até 10 de abril, as vacinas contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) serão aplicadas em jovens de 11 a 13 anos e após essa data, serão disponibilizadas em todas as unidades de saúde do município
Quinta-feira, 13 de março de 2014
A Campanha de Vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) teve início em todo o Brasil no dia 10 de março. Em Osasco, a vacina será realizada nas escolas particulares e públicas, no período de 10 de março a 10 de abril, para meninas na faixa etária de 11 a 13 anos de idade. Após a campanha, as vacinas serão disponibilizadas em todas as unidades de saúde do município durante todo o ano.
Em parceria com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Educação, Osasco adotou como estratégia para a campanha fazer das unidades de ensino pontos de vacinação. Segundo o secretário de Saúde, José Amando Mota, a adesão nas escolas é muito maior. “Nas unidades de ensino conseguimos reunir as jovens de 11 a 13 anos, de forma organizada e dentro da lei, além de termos a segurança que elas receberão as vacinas de prevenção. No próximo ano, estaremos expandindo a campanha contra o HPV também para meninas a partir de 9 anos”, informou.
Para o pai de Hagata Bueno, 12 anos, uma das alunas vacinadas na Fito (Fundação Instituto de Ensino de Osasco) na última quarta-feira (12), Leandro de Souza Bueno, 38 anos, essa forma de executar a campanha traz muito mais facilidade para os pais. “Achei uma excelente iniciativa a vacinação acontecer na escola, facilita muito nossa vida, apenas assinei a autorização que a escola enviou e garanti que minha filha fosse imunizada contra o HPV, sem a preocupação de levá-la ao postinho”, declarou.
Cada adolescente deverá tomar três doses da vacina para completar a proteção sendo que a segunda, deverá ser tomada, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.
O secretário de Saúde, José Amando Mota, ainda ressaltou que somente a vacina não é suficiente para evitar o HPV. “A vacina é preventiva, traz diversos benefícios e é muito importante, mas vale lembrar que a mulher em caráter preventivo deverá fazer dos 25 aos 64 anos o exame do papanicolau (Colpocitologia Oncótica)”, esclareceu.