Em Santo André, Prefeitura Inaugura o 11º CESA no próximo domingo (16)

Evento ocorre no próximo dia 16 de março, a partir das 10 horas

Por Imprensa Prefeitura de Santo André
Terça-feira, 11 de março de 2014



A unidade é a primeira, entre as dez existentes na cidade, a integrar em um único espaço, todos os serviços previstos pela Secretaria de Educação, no que se refere à concepção original do CESA. As festividades iniciam-se a partir das 9 horas.

Em uma construção de 5.652m², o CESA Luiz Gushiken está instalado em um prédio de seis pavimentos (subsolo, térreo e mais quatro andares), em extensão à EMEIEF Parque Andreense, em funcionamento, localizada à Rua Astorga, s/n - Pq. Andreense.

A população pediu

Foi durante as reuniões do Orçamento Participativo realizadas na gestão do ex-Prefeito João Avamileno (2004 a 2008), hoje, Secretário de Direitos Humanos e Cultura de Paz de Santo André, que a população sugeriu e deu-se o início da sua construção. Infelizmente, paralisada nos últimos quatro anos, a construção do CESA teve prosseguimento agora, na administração Carlos Grana.

Como se trata de uma área de manancial, a Secretaria de Educação está ciente da necessidade de se verificar as legislações específicas, tanto na preservação do meio ambiente, quanto no respeito à biodiversidade local, principalmente, durante a construção do empreendimento e na execução das atividades, requerendo uma integração entre professores, comunidade e aluno.

CESA

O CESA terá em seu complexo; uma Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF), com 16 salas (em dois turnos) e o Centro Público de Formação Profissional Júlio de Grammont, com cinco turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA); totalizando, aproximadamente, 1.200 alunos, nos dois períodos de aulas.

Está previsto também a instalação de uma Creche no complexo. As inscrições para matrículas serão abertas, imediatamente, à inauguração do CESA, o que poderá aumentar o número do atendimento.

O CPFP Júlio de Grammont, além de turmas da EJA, oferecerá cursos de “alimentação, manejo de plantas e enriquecimento florestal”, em adequação ao local de instalação.

O CESA oferecerá também à população; uma biblioteca, dois laboratórios de informática, auditório com capacidade para 120 lugares, quadra poliesportiva, salas multiuso e um solárium (terraço recreativo).

Após a inauguração, a Secretaria de Educação fará um diagnóstico junto à população local para apontar as demandas e, assim, formular novos cursos e novas atividades, como por exemplo, as áreas de interesses dos alunos do EJA.

Além das atividades de esporte, teatro, música, artes, acompanhamento pedagógico etc, oferecidas pelo CESA, a Secretaria de Educação está na expectativa do Ministério da Educação (MEC) abrir o Cadastro de Inscrições do Programa Mais Educação para que suas atividades comecem o quanto antes.

Gestão Democrática

Dois Conselho de Escola já atuam no complexo; o da EMEIEF Parque Andreense, em funcionamento, e o da Creche. Agora, a Secretaria de Educação iniciou as discussões para instalar o Conselho Escolar no Centro Público. Quando estiverem em pleno funcionamento, o próximo passo será discutir, a médio prazo, a gestão compartilhada de um único Conselho que consiga abranger estes equipamentos.

Como surgiu o CESA Luiz Gushiken

A história do CESA Luiz Gushiken está intimamente ligado à mobilização da comunidade local e à determinação das gestões democráticas da Prefeitura de Santo André que não mediram esforços para empreenderem reformas, estender o atendimento com uma educação de qualidade e, agora, presentear a cidade com mais um Centro Educacional.

Construída de forma improvisada e em prédio de madeira, em 1991, pelo governo do Estado, a Escola Estadual Miquelina Pedroso Magnani atendia, também, aos alunos do ensino fundamental I. Com o passar do tempo, recebeu reformas para atender alunos do fundamental II e do ensino médio.

No entanto, com o passar do tempo, a Escola não conseguia mais atender à demanda. Em 1998, a prefeitura de Santo André, atendendo às reivindicações no Núcleo do Parque Andreense, estabelece uma parceria com a Escola Estadual e improvisa a instalação de duas salas de aula para atender os alunos de 1º ano (manhã e tarde). À época, os alunos do Núcleo respondiam legalmente à EMEIEF Recreio da Borda do Campo (hoje EMEIEF Chico Mendes), depois à EMEIEF Paranapiacaba, por ser bem mais perto.

Um ano depois, em 1999, a Prefeitura de Santo André inicia uma reforma ampliando para três salas de aulas, bem ao lado da EE Miquelina Magnani. Surgia, então, a Escola Municipal do Núcleo Parque Andreense para atender o ensino fundamental I.

Em 2001, a Escola passou a atender a uma sala de educação infantil (6 anos), em um outro espaço, perto do Núcleo. Aos poucos, a Prefeitura foi criando condições adequadas para melhorar e unificar o atendimento. Nesse mesmo ano, a escola passou a atender aos alunos do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA). Em 2013, já atendia também alunos de EJA I (Alfa e Pós).

No período da Administração de ex-prefeito João Avamileno (2004-08) a comunidade debateu e aprovou, durante as discussões do Orçamento Participativo, a construção de um Centro Educacional (CESA) no local. As obras começaram em 2007. Mas, infelizmente, paralisadas durante quatro anos, até serem retomadas agora, na Administração do Prefeito Carlos Grana.

Às vésperas da sua inauguração, a Prefeitura de Santo André, a Câmara Municipal e entidades democráticas da sociedade civil do município reverenciam e homenageiam uma das principais lideranças do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República e ex-chefe do Núcleo de Assuntos Estratégicos do governo, Luiz Gushiken, aprovando o seu nome para batizar o 11º Centro Educacional de Santo André.

Quem foi Luiz Gushiken

Luiz Gushiken nasceu no dia 8 de maio de 1950 na cidade de Osvaldo Cruz, região de Presidente Prudente, em SP. Filho de imigrantes japoneses de Okinawa, mudou-se ainda criança para São Paulo. Começou a trabalhar, em 1970, como escriturário (concursado) no Banco do Estado de São Paulo (Banespa), formando-se em Administração de Empresas, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Também estudou filosofia na USP.

Logo ingressou no movimento sindical, participando das principais mobilizações da categoria bancária no final dos anos 70 e início dos anos 80, chegando à presidência do Sindicato dos Bancários de São Paulo, em 1984. Preso político por quatro vezes, participou da fundação do Partido dos Trabalhadores, em 1980, presidindo-o de 1988 a 1990.
Gushi, como era carinhosamente conhecido, foi um dos principais líderes do Partido dos Trabalhadores. No movimento sindical teve um papel central na defesa dos fundos de pensão contra os prejuízos causados pelo acordo com o poderoso grupo financeiro envolvido com a privatização das teles.

Foi deputado federal por três legislaturas (de 1987 a 1999, incluindo a Assembleia Constituinte de 1987). Foi coordenador das campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência da República, em 1989 e de 1998. Durante o governo Lula (2002-2010) foi Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação (SECOM), até 2006.

Alvo de campanhas implacáveis na mídia, com denúncias frequentes – e jamais comprovadas – sobre uso de verbas da Secom. Foi acusado injustamente e, por isso, absolvido em processos no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal de Contas da União. Assumiu, ainda em 2006, a função de Chefe do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) do governo Lula, mas deixa o governo, logo depois, para tratar de sua saúde.

Lutou por 12 anos contra um câncer de intestino. Ex-budista e adepto da fé baha’i, Luiz Gushiken morreu, em 13 de setembro de 2013, aos 63 anos.


Serviço

Quando: domingo, 16 de março.
Horário: a partir das 10 horas.
Local: Centro Educacional de Santo André, o CESA Luiz Gushiken - R. Astorga, S/Nº - Km. 39.7 - da Rodovia Índio Tibiriçá - Santo André, SP.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.