Ações de combate à Dengue são intensificadas em Aracanguá

Os agentes têm percorrido as casas para orientar os moradores sobre a prevenção dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença

Por Secom Santo Antônio do Aracanguá
Terça-feira, 11 de março de 2014


Em Santo Antônio do Aracanguá, as equipes da Vigilância Sanitária estão reforçando o trabalho de combate à dengue na sede do município e nos distritos de Major Prado e Vicentinópolis. Os agentes têm percorrido as casas para orientar os moradores sobre a prevenção dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

De acordo com a Vigilância Sanitária Municipal, desde a última sexta-feira (07), os trabalhos fora intensificados com ações de combate ao mosquito, através do processo de bloqueio e nebulização, ou seja, a utilização do veneno para o controle do vetor, depois que um caso positivo da doença, foi confirmado no município.

Segundo a diretora da Divisão de Vigilância Sanitária, Kellen Souza, um grupo de agentes, divididos entre visitadores sanitários, agentes de combate a endemias e agentes de saúde pública, realizam inspeções regulares em pontos estratégicos e imóveis especiais, além da visita “casa a casa” para aplicar a Avaliação de Densidade Larvária (ADL), uma espécie de pesquisa que irá detectar a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento. “Contamos ainda, com o apoio dos agentes comunitários de saúde no bloqueio e que também realizam visitas diárias, prestando informações aos moradores”, explica a diretora.

“Ressaltamos que não bastam as ações realizadas pelo poder público, a melhor forma de controle e combate à doença é o cuidado diário de toda população ao eliminar os criadouros do mosquito, a utilização do veneno deve ser a última providência a ser tomada”, conclui.

Como combater a dengue

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos, lixeiras, entre outros.

“A questão da dengue é muito grave, portanto é necessário lutar constantemente contra ela. Estamos empenhados em combater o mosquito e a população é parte fundamental nesta luta”, disse o prefeito Luizão, que acompanha de perto toda a mobilização contra a doença.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.