Dilma: "Vamos mudar o horizonte do micro e do pequeno empresário para que ele possa crescer sempre"

Em dois anos e meio, programa Crescer emprestou R$ 12,5 bilhões para apoiar pequenos empreendedores; bancos públicos estão avaliando mecanismos para facilitar tomada de crédito e estimular crescimento do setor

Por Portal Brasil
Segunda-feira, 10 de março de 2014



No programa Café com a Presidenta desta segunda-feira (10), a presidenta Dilma Rousseff falou sobre o Crescer, o Programa de Microcrédito Produtivo para quem tem o sonho de abrir uma empresa ou quer melhorar o seu negócio. De acordo com a presidenta, o desafio é estimular o uso do crédito do Crescer para os investimentos, uma vez que 80% das operações são feitas por pessoas físicas e com um prazo médio de seis meses.

Dilma Rousseff explicou que, hoje, para conceder um crédito por um prazo mais longo, os bancos exigem uma garantia que o pequeno empresário, muitas vezes, não tem para dar. Por isso, os bancos públicos que oferecem o crédito do Crescer estão avaliando mecanismos para facilitar o acesso ao crédito para o investimento. Para a presidenta Dilma, é preciso mudar a cultura de que só se dá prata a quem tem ouro.

A presidenta também falou sobre o MEI, o programa do Microempreendedor Individual, responsável pela inclusão de 3,8 milhões de brasileiros e brasileiras no mercado de trabalho por meio de seus próprios negócios.

Por fim, ela informou que a Caravana da Simplificação vai estar nesta semana em Santa Catarina e Tocantins, com a presença do ministro Guilherme Afif, que já percorreu outros quatro estados (Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul e Paraná) para explicar as diretrizes que o governo está adotando para simplificar a abertura e o encerramento de empresas.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.