Santo André quer vacinar 100% das meninas contra HPV

Meta da Secretaria de Saúde do município é imunizar 14.406 adolescentes, inclusive nas escolas

Por Spresso SP
Quinta-feira, 6 de março de 2014


A rede municipal de saúde de Santo André fará esforço, a partir desta segunda-feira até o dia 10 de abril, para imunizar 14.406 meninas de 11 a 13 anos contra o HPV (papilomavírus humano), nome genérico de um grupo de vírus que engloba pelo menos 150 tipos diferentes e pode causar o câncer do colo do útero.

A meta da campanha nacional propõe vacinar 80% das adolescentes nessa faixa etária, ou seja, 11.525 residentes em Santo André. “Nosso objetivo, no entanto, é imunizar 100% deste público-alvo”, afirmou o gerente de Comunicação, Informação e Educação do Departamento de Vigilância à Saúde do município, João Carlos da Rocha Tristão.

Além das 33 unidades de Saúde, a imunização também se estenderá para as escolas públicas municipais, estaduais, técnicas e instituições privadas. O lançamento da campanha será às 8h30, em frente à Escola Estadual Dr. Américo Brasiliense, no centro da cidade.

A escolha das escolas em que haverá vacinação levará em conta algumas características do local de origem da instituição, como proximidade ou não de uma unidade de Saúde, e mesmo o número de alunas a serem imunizadas, conforme explicou Tristão.

O objetivo da vacina é proteger contra as verrugas genitais e, principalmente, o câncer de colo do útero, segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres no país. A partir deste ano, o Ministério da Saúde introduz no calendário nacional de vacinação a dose quadrivalente contra o HPV no SUS (Sistema Único de Saúde). Em 2015, a faixa etária ficará restrita de 9 a 11 anos. E, a partir de 2016, todas as meninas, a partir de 9 anos, serão imunizadas na rotina do calendário.

A dose intramuscular, em um dos braços (direito ou esquerdo), se dará em três etapas. Após a primeira, recomenda-se seis meses para aplicação da segunda; e cinco anos depois para a terceira fase. A imunização das adolescentes ocorre sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. Porém, os pais que não quiserem que suas filhas sejam vacinadas nas unidades escolares deverão assinar um Termo de Recusa, devidamente preenchido e assinado. Não há contraindicação da vacina contra o HPV.

Dia Internacional da Mulher

O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein, de Santo André, preparou programação especial no mês que marca o Dia Internacional da Mulher. Nesta sexta-feira (7) e no sábado (8), a unidade – referência regional no atendimento à saúde feminina - promoverá série de atividades gratuitas envolvendo moradoras, pacientes e colaboradoras. A ideia é abordar os cuidados necessários com as mulheres e a função de cada uma delas na sociedade. O tema escolhido pelo hospital, inclusive, remete ao lema da campanha publicitária criada pela Prefeitura de Santo André para destacar o 8 de março, cujo slogan é “Já era hora de elas se colocarem no seu devido lugar: onde elas quiserem”.

Nesta sexta-feira, haverá a palestra “Mulher na Sociedade Contemporânea”, detalhando os diversos papéis desempenhados pela ala feminina. O evento está marcado para as 15h, no anfiteatro da unidade (Rua América do Sul, 285. Parque Novo Oratório). Além da palestra, quem passar pelo hospital poderá participar da “Oficina da Beleza”, com profissionais que estarão à disposição das mulheres durante toda a tarde.

Já no sábado, será montada estrutura para o “Circuito de Saúde” na entrada principal do Auto Shopping Global (Avenida dos Estados, 8.000). Das 10h às 15h, as visitantes terão orientações de equipes interdisciplinares do Hospital da Mulher sobre diabetes, fisioterapia e postura, assim como alimentação saudável, emagrecimento e prevenção do câncer de mama.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.