Uso e posse de arma nuclear são inaceitáveis, afirma Brasil na Conferência da ONU sobre Desarmamento
“Já está mais do que na hora de declarar tanto o uso quanto a posse de armas nucleares como inaceitáveis”, declarou o Brasil nesta terça-feira (25) durante Conferência da ONU
Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
O evento terá reuniões públicas de alto nível de 3 a 5 de março. “Uma avaliação abrangente das catastróficas consequências humanitárias das armas nucleares apenas confirmaria que essas armas são ilegítimas e devem ser banidas e eliminadas”, afirmou o embaixador Pedro Coelho.
Durante seu discurso, o representante brasileiro também relembrou as ações de desarmamento na região da América Latina e Caribe, pioneira no desarmamento nuclear e nos esforços de não proliferação de armas.
“A cooperação e o comprometimento com os objetivos de desarmamento demonstrados pelos Estados da América Latina e Caribe provam que é possível viver em segurança sem armas nucleares”, ressaltou.
A intervenção do embaixador ocorreu na mesma ocasião dos discursos do Iraque e da Argélia. A Itália, que preside a Conferência, apresentará uma proposta para renovar o grupo de trabalho informal com o objetivo de alcançar negociações concretas sobre o desarmamento.