Apoio a casamento gay cresce e supera 50% da população dos EUA

Nos últimos dez anos, índice de aceitação da união entre pessoas do mesmo sexo passou de 32% para 53%

Por Opera Mundi
Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014


Desde que Massachussets foi o primeiro estado a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, há uma década, a aceitação desse direito subiu de 32% a 53% nos Estados Unidos, segundo um relatório divulgado nesta quarta-feira (26).

O Instituto de Pesquisa de Religião e Opinião Pública entrevistou 4.509 adultos entre 12 de novembro e 18 de dezembro com um questionário, em inglês e espanhol, que perguntava opiniões sobre a homossexualidade. A pesquisa, financiada pela Fundação Ford, tem uma margem de erro de 1,7 ponto percentual.

Em 2003, todos os grupos religiosos maiores se opunham ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, "com exceção das pessoas religiosas, mas sem afiliação", diz o relatório.

Atualmente, 73% das pessoas que se dizem religiosas sem estar afiliadas a alguma instituição, 62% dos brancos protestantes, 58% dos brancos católicos e 56% dos hispânicos católicos aprovam os casamentos de casais do mesmo sexo. Entre os judeus, segundo a pesquisa, 83 % são a favor da legalização de tais uniões.

O estudo encontrou uma divisão entre os hispânicos protestantes: 46% são a favor de permitir a união entre casais homossexuais e 49% se opõem.
Leia mais
Presidente de Uganda assina `lei da homofobia`
Arizona decide nesta semana se lei vista como homofóbica entra em vigor
Presidente do Suriname ameaça expulsar embaixador dos EUA
México inicia processos contra "El Chapo" Guzmán e discute extradição aos EUA
A maior oposição a esses casamentos ocorre entre os protestantes evangélicos: 69% dos brancos e 59% dos negros com tais afiliações religiosas se opõem.

"Apesar de muitas igrejas e muitos fiéis abandonarem sua oposição aos direitos dos homossexuais, bissexuais e transexuais na última década, esta pesquisa prova que as doutrinas das igrejas que se opõem a esses direitos prejudicam sua capacidade para atrair e reter os jovens", indicou o diretor do instituto, Robert Jones.

Quase 58% dos indagados opinam que os grupos religiosos estão perdendo os jovens por ser tão críticos em assuntos de homossexualismo.

Dos menores de 30 anos, 69% são a favor da bênção e da legalização dos casamentos de pessoas do mesmo sexo, comparado com apenas 37% dos idosos com 68 anos de idade.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.