![](/imag/vinheta/noticia.png)
Serra diz desconhecer inquérito contra ele
Ministério Público apura desde novembro de 2013 se ex-governador se omitiu sobre cartel no Metrô e CPTM
Sábado, 22 de fevereiro de 2014
O ex-governador José Serra (PSDB) afirmou nesta sexta-feira (21) desconhecer inquérito aberto contra ele pelo Ministério Público de São Paulo em novembro de 2013 para apurar se ele teve conhecimento do cartel que operou no sistema metroferroviário durante sua gestão (2007-2010). O objetivo do promotor Sílvio Marques é saber se o ex-governador se omitiu tendo conhecimento do esquema, o que configuraria improbidade administrativa,
O inquérito foi aberto após representação apresentada pelos deputados estaduais do PT João Paulo Rillo, Carlos Neder, Adriana Diogo e Francisco Campos Tito. Os parlamentares supõem que o ex-governador teria conhecimento que empresas como Siemens e Alstom agiam em conluio para fraudar licitações para prestação de serviços para o Metrô e a CPTM, superfaturando preços e pagando propina a funcionários públicos.
De acordo ainda com a representação dos deputados, Serra fora alertado pelo menos três vezes sobre a existência do esquema – duas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e outra pelo Ministério Público do Estado – e ignorado os avisos.