Caravana Horizonte Paulista constata a importância da agricultura familiar no Vale do Ribeira

Produtores pedem mais apoio do Governo do Estado para terem segurança fundiária e assistência técnica

Por Equipe Caravana Horizonte Paulista
Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014



Com a visita à comunidade quilombola de Ivaporunduva, em Eldorado, e com reuniões com produtores rurais em Jacupiranga e em Registro, a caravana Horizonte Paulista constatou a importância da agricultura familiar para a economia do Vale do Ribeira. Avanços em razão de políticas do Governo Federal, por meio de programas como “Luz para Todos”, e a determinação no Programa Nacional de Alimentação Escolar para as escolas públicas terem 30% produtos de agricultura familiar nas merendas, entre outros, melhoraram muito as condições das famílias.

Outro ponto foi a mudança do marco legal para regularização fundiária. "Falta agora o Governo do Estado de São Paulo trabalhar mais a questão, tanto prestando assistência técnica quanto fazendo as medições de terra. No caso dos quilombolas, o ideal é colocar antropólogos para fazer os levantamentos necessários", comentou o coordenador da caravana Horizonte Paulista e ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Na visita ao quilombo de Ivaporunduva, Padilha foi recebido com festa pela comunidade e pelas crianças quilombolas.

Este foi o terceiro dia da caravana Horizonte Paulista no Vale do Ribeira. Desta vez, a caravana visitou as cidades de Iporanga, Eldorado, Jacupiranga e Cajati. No começo da noite, visitaria Barra do Turvo.

Amanhã, sábado (22/02), último dia da caravana no Vale do Ribeira, será realizada uma plenária de balanço no hotel Lido, em Registro, a partir das 10h. Depois, em Miracatu, haverá almoço com lideranças da região.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.