Equipe social de Mauá garante atendimento humanizado a famílias em área de risco

Papel das assistentes sociais é fundamental para a conscientização e remoção das famílias

Por Secom Mauá
Terça-feira, 18 de fevereiro de 2014


Quando se fala em área de risco, a principal preocupação da Prefeitura de Mauá é com a preservação de vidas. E para garantir a segurança dos moradores que moram nessa condição de vulnerabilidade e prepará-los da melhor maneira possível durante o processo de remoção, o trabalho de conscientização é fundamental.

Por isso, as equipes da área social da Secretaria Municipal de Habitação realizam um trabalho contínuo nessas áreas. A atuação foi intensificada nas regiões do Jardim Oratório, Jardim Cerqueira Leite e no Chafic, locais onde estão sendo executados ou elaborados projetos de urbanização e regularização.

“As equipes compostas por assistentes sociais da Prefeitura e da empresa que elabora o projeto vão a campo constantemente e também fazem plantão de dúvidas em espaços cedidos pela própria comunidade, como associações amigos de bairro e CRAS, entre outros”, afirmou o secretário de Habitação de Mauá, Marcos Panini.

O trabalho que inclui cadastramento de imóveis e famílias é árduo. Em muitos casos, há necessidade de chegar a pontos de difícil acesso, como a residência da Maria das Dores dos Santos. A dona de casa mora com o marido e três cães em um imóvel de dois cômodos no Jardim Zaíra 4, cujo acesso é feito por uma viela localizada na rua Guilherme Polidoro.

“Vivo aqui há 7 anos. Não conseguia pagar o aluguel onde morava e encontramos esse local para nos estabelecer. Adoro meus cachorros, apesar deles latirem muito às vezes,” conta a dona de casa Maria das Dores, que gosta de receber a visita da equipe da Prefeitura e aguarda a liberação do bolsa aluguel. “Meu marido já está procurando outra casa. As meninas da equipe social nos orientam e nos mantém sempre informados”, comenta.

Morador do bairro há mais de 30 anos, o segurança Sidney da Silva Ferreira, acompanhado por seu filho, passou em frente a Associação de Moradores localizada na rua Manoel Nascimento. Após um bate-papo na porta, resolveu entrar para tirar suas dúvidas. “Eu vi que estão marcando as casas, mas na minha não chegaram ainda. A moça me explicou e agora vou aguardar passarem onde moro”, finalizou.

Calendário de plantões sociais

Jardim Cerqueira Leite – quintas-feiras, das 9h às 11h, no Saneamento Básico do Município de Mauá (Sama) - Rua Washington Luís, 2923 - Vila Magini.

Jardim Oratório – sextas-feiras, das 9h às 11h, no CRAS (Rua Salvador, 266, Jardim Oratório).

Zaíra/Chafic – quintas-feiras, das 9h às 11h, na Associação de Moradores (Rua Manoel Nascimento, 34, Zaíra 4).

Remoções preventivas em parceria com o Consórcio

O município também está redobrando sua atenção quanto ao trabalho desenvolvido em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. O número de remoções foi definido em conjunto pelas prefeituras da região e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O órgão foi contratado pelo Consórcio para desenvolvimento dos Planos Municipais de Redução de Riscos (PMRRs) no ABC, e indicado pelo governo estadual para acompanhar os levantamentos apresentados na assembleia de novembro pelo Grupo Temático Gestão de Riscos.

A partir daí se iniciou intensa negociação que resultou no compromisso do governador Geraldo Alckmin em assumir 50% do auxílio aluguel para as famílias removidas na região. O convênio para liberação da verba ainda aguarda a assinatura do governador, todavia, por orientação do Consórcio, os municípios já iniciaram a remoção preventiva.

Em Mauá, o estudo apontou que 150 famílias se encontram em risco iminente e precisam ser removidas. Essas pessoas estão espalhadas por áreas como Chafik, Jardim Oratório, Cerqueira Leite, Pajussara e Núcleo Canaã. Desse total, 50 já foram removidas, o que equivale a aproximadamente 200 pessoas. Os trabalhos devem estar concluídos em até 60 dias.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.