Padilha debate futuro de SP com mais de 200 jovens na Capital

Caravana Horizonte Paulista vai promover Dia da Educação em cada região do Estado

Por Equipe Caravana Horizonte Paulista
Domingo, 16 de fevereiro de 2014


O coordenador da caravana Horizonte Paulista, Alexandre Padilha, encontrou neste sábado (15/02), em um dos teatros da Praça Roosevelt, na cidade de São Paulo, mais de 200 jovens da União da Juventude Socialista (UJS). No encontro, eles debateram o futuro de São Paulo: educação, violência contra o jovem, mobilidade urbana, sucateamento do ensino técnico e médio e das universidades públicas paulistas ao longo dos últimos 20 anos.

Depois de ouvir o relato de 13 representantes de movimentos jovens, de escolas públicas como a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) e de diversas regiões do Estado (capital, ABC, Baixada Santista, Ribeirão Preto, Marília, Sorocaba, Campinas, Americana, Piracicaba e Osasco), Padilha comentou: “Nossa juventude está sob duas grandes ameaças no Estado de São Paulo: a primeira é a escola pública de baixa qualidade em todos os níveis e, a segunda, o genocídio, quase extermínio, de jovens no Estado, sobretudo de jovens negros e da periferia”.

“Essas duas politicas estão muito atrasadas. Precisamos defender a vida dos nossos jovens, defender o seu direito de se manifestar, de amar como quiser amar e coibir qualquer atitude de violência, seja ou não das nossas polícias”, disse.

Para melhorar o ensino público no Estado, ele convidou os jovens a participarem da caravana Horizonte Paulista, acompanhando, promovendo debates nas regiões a serem percorridas e interagindo por meio do site www.horizontepaulista.com.br e do twitter.com/Horizonte_SP. “Vai ser muito legal se cada caravana puder contar com um bate papo com a juventude de cada região”.

Padilha anunciou a realização do Dia da Educação, um dia inteiramente dedicado ao debate do ensino público em cada uma das regiões a serem percorridas pela caravana. “Vamos repetir esse diálogo nas suas cidades, em Sorocaba, em Marília, aqui na capital. Queremos ouvir vocês, queremos a participação de todos os setores e de todas as regiões para a construção de um plano de governo que prestigie e apoie o potencial do Estado de São Paulo”.

Antes de Padilha, representantes dos jovens apresentaram diagnósticos de problemas no ensino público, na mobilidade urbana – principalmente na área de transportes que deu início às manifestações de junho -, na violência contra o jovem e ausência de políticas voltadas ao desenvolvimento econômico e tecnológico.

No ABC

Logo após o diálogo com a juventude, Padilha seguiu para o ABC Paulista, onde participou do aniversário do deputado federal Vanderlei Siraque. “Fiz questão de vir ao aniversário do Siraque em reconhecimento ao seu trabalho nas comissões da Câmara Federal, à sua atuação no ABC e na defesa da segurança pública”.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.