Presidente da Itália aceita renúncia do premiê Enrico Letta

Após perder apoio do próprio partido, primeiro-ministro entregou pedido de demissão ao chefe de Estado

Por Opera Mundi
Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014


O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, aceitou nesta sexta-feira (14/02) a renúncia do primeiro-ministro, Enrico Letta. Após ter anunciado ontem que iria demitir-se do cargo em função de um motim em seu próprio partido, Letta chegou em seu carro ao Palácio do Quirinal, residência presidencial, para uma última reunião com Napolitano.

Antes de nomear o novo premiê, o presidente deverá passar o final de semana reunindo-se com líderes políticos da Itália. Suas consultas deverão apurar o apoio que tem Matteo Renzi, líder do PD (Partido Democrático) — e responsável pela articulação que pôs fim aos dez meses de governo de Letta. Espera-se que Renzi seja apontado como o novo chefe de governo do país. Caso seja confirmado, seria o premiê mais jovem da história política italiana.

Em sua conta oficial no Twitter, Letta informou que estava chegando ao Palácio do Quirinal para entregar a renúncia ao chefe de Estado. Letta agradeceu a todos que o ajudaram, e disse: "Cada dia como se fosse o último".




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.