Círculo Operário de Sorocaba recebe título de utilidade pública estadual
Proposta pelo deputado Hamilton Pereira, com a Lei a entidade passa a ter direito a isenções tributárias, além de poder ter acesso a subvenções estaduais
Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014
Foi sancionada em janeiro deste ano a Lei nº 15278 /2014, que declara de utilidade pública a Associação "Círculo Operário de Sorocaba”, proposta pelo deputado estadual Hamilton Pereira (PT). A entidade, que atua no bairro Brigadeiro Tobias, realiza, gratuitamente, cursos, palestras e reuniões, além de atendimentos oftalmológico e dentário.
A Associação, fundada em março de 2006, também conta com uma farmácia comunitária que fornece medicamentos para os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo o presidente fundador do Círculo sorocabano, Márcio Gilberto Lopes Serrano, o calendário da Associação é elaborado de acordo com as parcerias firmadas e a entidade ainda cede espaço para cursos.
O público atendido na Associação vem a partir de uma triagem prévia feita por igrejas localizadas na região onde funciona o Círculo. O “circulismo” nasceu com os jesuítas em 1932 no Estado do Rio Grande do Sul, época em que a classe trabalhadora era muito pouco organizada.
Para Hamilton Pereira, o título é mais do que justo. “Entidades como essa precisam ser reconhecidas para que possam ampliar seu leque de atuação”, afirma. “Quem ganha com isso é a sociedade", completa.
O perfil de atuação da entidade, voltado para atender a carências sociais, foi o que levou à escolha do bairro Brigadeiro Tobias para instalação da sede de Sorocaba. O Círculo Operário de Sorocaba fica na Avenida Bandeirantes, 3600. Com o título de utilidade pública, a entidade passa a ter direito a isenções tributárias, além de poder ter acesso a subvenções estaduais.