Mauá: Nova licitação dos transportes é apresentada aos munícipes em audiência pública

Secretário Paulo Eugênio, da Mobilidade, revelou detalhes do processo que escolherá as futuras operadoras dos ônibus de Mauá

Por Secom Mauá
Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014


A Prefeitura de Mauá realizou nesta quarta-feira, 12, na Câmara Municipal, audiência pública para explicar detalhes da licitação para o sistema de transporte público. O secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugênio Pereira Junior, esteve à frente da sessão que durou mais de seis horas, contou com a presença de 15 vereadores e foi assistida por mais de 200 pessoas. Também participaram da audiência os secretários Edílson de Paula, de Governo, e Rômulo Fernandes, de Relações Institucionais.

Durante a audiência foram explicados detalhes do edital de licitação que será lançado em março. Na lista de exigências há uma série de medidas que garantirão a qualidade no serviço de transporte da cidade: as empresas que ganharem a concessão de cada um dos lotes operarão com ônibus zero km, 100% adaptados a pessoas com deficiência física, equipados com GPS e quatro câmeras de segurança. Além disso, a frota de ônibus aumentará em 20%, passando dos atuais 210 para cerca de 250 ônibus. Com o aumento dos veículos em circulação será maior o número de partidas, o que diminuirá o intervalo entre os ônibus.

“A audiência é uma exigência legal do processo de licitação, mas também atende a nosso objetivo de fazer uma concorrência pública transparente, para assegurar ao povo que Mauá terá um transporte de qualidade”, observou Paulo Eugênio ao abrir a discussão. As empresas que vencerem a licitação ganharão a concessão do serviço por dez anos, renováveis por mais dez.

Após a apresentação das diretrizes do edital foi aberta a rodada de debates: primeiro os vereadores puderam se manifestar, tirando dúvidas e sugerindo itens que poderiam ser incluídos no processo licitatório, e em seguida foi a vez das entidades municipais e dos munícipes que estavam na galeria. O secretário de Mobilidade respondeu a todos os questionamentos e anotou várias sugestões. “Ouvimos ideias que com certeza nos ajudarão a fazer uma licitação melhor, como a de determinar um prazo para que as empresas vencedoras instalem os abrigos de ônibus que fornecerão à cidade”, destacou Paulo Eugênio. Pelo edital, cada empresa vencedora terá de cuidar da instalação e manutenção de 150 abrigos, ou seja, a cidade receberá 300 novos abrigos.

A prefeitura aproveitou a ocasião para também apresentar outros projetos da área de mobilidade, como a construção da Marginal da Barão de Mauá, os corredores exclusivos da Barão e da Castelo Branco, a construção de um viaduto ligando essas duas avenidas com a avenida Antônia Rosa Fioravanti e a construção de quatro novos terminais – Zaíra, Itapark, Guapituba e João Ramalho – e a reforma dos terminais do Centro e de Itapeva.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.