Projeto que inclui cães e gatos em programas de saúde pública recebe parecer favorável na Alesp

Marcos Martins explicou que o projeto de lei define que os donos de animais domésticos devem assumir alguns deveres para mantê-los adequadamente

Por Mandato do deputado Marcos Martins
Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014


Em sessão da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), realizada nessa terça-feira (11), foi dado parecer favorável ao Projeto de Lei 770/12, de autoria do deputado estadual Marcos Martins (PT), que determina providências no Estado de São Paulo, para a implantação de programas de interesse à saúde pública, relacionados a cães e gatos.

Em outubro de 2013 o projeto também recebeu parecer favorável da Comissão de Saúde. Agora a propositura deve aguardar para entrar na pauta para apreciação e votação dos parlamentares.

O texto propõe eliminar fatores de risco de zoonose e agravos causados por cães e gatos e estabelece critérios relativos ao manejo de populações dessas espécies, visando à proteção da saúde humana e da saúde e bem-estar dos animais.

Além disso, o projeto prevê subsídios para normatização da identificação, do registro e do trânsito de cães e gatos no Estado. A lei compreende ainda o controle da reprodução, registro e identificação, educação para guarda responsável, recolhimento seletivo, controle de endo e ectoparasitas, vacinação, entre outros.

Marcos Martins explicou que o projeto de lei define que os donos de animais domésticos devem assumir alguns deveres para mantê-los adequadamente. “Esta proposta fundamenta-se no bem da saúde pública, pois além de proteger os bichinhos de maus tratos, garante a segurança da população, já que a proliferação descontrolada de animais domésticos pode trazer riscos de contrair zoonoses, que são doenças infecciosas ou parasitárias de origem animal”.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.