Matrículas para Casa de Cultura de Osasco começam nesta quarta-feira
São 346 novas vagas para os cursos de teatro, música e capoeira para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos
Terça-feira, 11 de fevereiro de 2014
Começa nesta quarta-feira (12) o período de matrículas e rematrículas para os cursos da Casa de Cultura e Cidadania de Osasco, voltados para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. São 346 novas vagas para os cursos de teatro, música e capoeira.
As rematrículas, voltadas aos alunos que já participam das atividades de arte educação, poderão ser efetivadas nesta quarta (12) e quinta-feira (13), entre 7h45 e 21 horas. A matrículas serão realizadas nos dias 14 e 15. O atendimento no primeiro dia de matrícula será das 7h45 às 17h e no dia 15, das 8h30 às 16h. Durante a matrícula e rematrícula, o aluno deverá estar acompanhado do responsável legal.
As aulas terão início no dia 20 de fevereiro e acontecem sempre no contraturno escolar. Para a realização da rematrícula e matrícula, o responsável pelo aluno deverá apresentar cópias dos documentos: RG e certidão de nascimento do aluno; RG e CPF do responsável; comprovante de residência; declaração escolar e carteira de vacinação do aluno. Moradores de municípios no entorno de Osasco também podem participar. Todos os cursos são gratuitos.
As Casas de Cultura e Cidadania são espaços que têm por objetivo promover a formação, expressão e lazer para crianças, jovens e adultos, atuando também como polos culturais que envolvem comunidades de baixa renda por todo o país. As casas contam com curadores das diversas linguagens e expressões artísticas, de renome nacional e internacional, que capacitam as equipes de profissionais e voluntários da unidade.
Para o enriquecimento de suas atividades e interação com as comunidades, as Casas têm o apoio e estabelecem parcerias com os governos nas esferas federal, estadual e municipal; órgãos públicos; empresas privadas; organizações não-governamentais e sociedade civil dos municípios em que estão instaladas.
No Estado de São Paulo, além de Osasco, há unidades na capital, Barra Bonita, Caconde, Lins e e São José do Rio Pardo. Há também uma unidade em Novo Hamburgo (RS). São atendidos, em média 900 crianças e adolescentes.
O projeto oferece cursos de arte educação – música, dança, teatro, artes visuais, capoeira, foto e vídeo e artes circenses – e de esporte – ginástica artística – e atividades de cidadania – histórias e brincadeiras e artes digitais – e de formação profissional, Formação Inicial e Continuada em Cultura (FIC Cultura).
Aos sábados e à noite, são oferecidas oficinas de geração de renda e atividades de formação e desenvolvimento humano com os mais diversos temas, promovendo a qualidade de vida e a cultura, além de shows gratuitos para todas as idades.
A Casa de Cultura e Cidadania de Osasco foi inaugurada em novembro de 2009, com apoio da Prefeitura de Osasco, por meio das secretarias de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, Cultura e Habitação e Desenvolvimento Urbano. Está localizada na rua Dr. Miguel de Campos Jr., s/n, no bairro Colinas d’Oeste; o telefone para contato é (11) 3656-3869.