Presidente uruguaio alerta sobre descontrole financeiro mundial

Os usos e abusos da questão financeira criam um tipo de economia fantasiosa, que em última instância dá uma instabilidade e volatilidade tremenda, agregou

Por Prensa Latina
Sábado, 8 de fevereiro de 2014


O presidente uruguaio, José Mujica, sustentou na sexta-feira (7) que a falta de controle do sistema financeiro mundial, como o da defesa do clima, revela a debilidade contemporânea da alta política.

"O grave problema é que nossa civilização no fundo não tem condução da alta política ante os problemas que a afligem", sublinhou.

"O mundo de hoje se preocupa com a luta dos governos pela própria permanência, mas não com as coisas urgentes que afligem cada", afirmou o mandatário em seu habitual pronunciamento pelo rádio.

Mas, alertou, não há país por maior que seja, que tenha capacidade de fazer frente às consequências globais.

Disse que, seriam necessárias medidas que abrangessem toda a Terra, já que há muito tempo o sistema financeiro internacional escapou do controle dos governos.

"Anda solto, fazendo das suas com suas leis", pontuou Mujica.

Depois de citar exemplos da crise nos Estados Unidos e outros países, sustentou que é difícil reverter esta situação "em um mundo onde o Banco Central da primeira potência está, no fundo, nas mãos de um grupo de bancos privados".

Os usos e abusos da questão financeira criam um tipo de economia fantasiosa, que em última instância dá uma instabilidade e volatilidade tremenda, agregou.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.