Osasco prepara guardas municipais para trabalhar com usuários de crack

O curso visa otimizar o trabalho de guardas municipais no combate ao uso de drogas ilícitas e, principalmente, no tratamento para com usuários de crack

Por Secom Osasco
Quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014


Conforme o anúncio recente do prefeito Jorge Lapas, a Prefeitura de Osasco, iniciou na última segunda-feira, 3, um curso em parceria com o governo Federal, dentro do programa “Crack – É possível vencer”, da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), subordinada ao Ministério da Justiça. O curso visa otimizar o trabalho de guardas municipais no combate ao uso de drogas ilícitas e, principalmente, no tratamento para com usuários de crack.

Com carga horária de 120 horas, o curso está sendo realizado no Centro de Formação e Ensino da Guarda Civil Municipal de Osasco, em Presidente Altino, e vai se encerrar no próximo dia 21. Conforme salientou o comandante, Paulo Siqueira, a cidade de Osasco foi escolhida pela Senasp como polo na região para a realização do curso, em virtude de sua tradição e eficiência na formação e capacitação de novos guardas, sob a coordenação de seu corpo pedagógico.

Como coordenador do curso em Osasco, o representante da Senasp, Eduardo Basílio, explica que a expectativa do Ministério da Justiça é a melhor possível com esses cursos para capacitação de agentes no tratamento e no trabalho com a população usuária de crack. “Essa capacitação foi iniciada em 2012, quando fazíamos um trabalho em conjunto com a Polícia Militar. Agora, em 2014, iniciamos a realização do curso diretamente com as Guardas Civis Municipais”, disse Basílio.

O primeiro curso foi realizado e concluído com os guardas da cidade de São Paulo, no segundo semestre de 2013. Atualmente, além de Osasco, o curso está sendo realizado também nas cidades de Guarulhos, São Bernardo do Campo, Santo André e Campinas.

Realizado em três etapas, após a conclusão do curso, as Guardas Municipais receberão veículos e todos os equipamentos necessários para o trabalho e abordagem junto aos usuários de crack. Além da Secretaria Municipal de Segurança (Secontru), por meio da GCM, o curso conta também com a participação das Secretarias de Educação e Saúde.

No total, 47 guardas participam do curso em Osasco. São 30 guardas de Osasco; 5 de Barueri; 5 de Embu das Artes; 5 de Cotia; e 2 de Itaquaquecetuba. Todos eles serão agentes multiplicadores das técnicas ensinadas no curso para os demais guardas de suas respectivas cidades.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.