Falha em sistema causa apagão em SP
Segundo Operador Nacional do Sistema Elétrico, problema se deve a falha no sistema interligado nacional
Terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
Diversos bairros da cidade de São Paulo e de outros municípios da Região Metropolitana estão enfrentando esta tarde falta de energia. Na capital, o problema atinge localidades nas zonas leste e sul. Há registros de queda de energia também em Cotia, Itapecerica da Serra, Diadema e Guarulhos. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que o problema deveu-se a uma falha no sistema integrado nacional. O apagão também se verificou no Rio de Janeiro e no Paraná.
A falta de energia afetou operação de linhas de trens e do metrô e desligamento de semáforos. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), por volta de 15h havia 44 quilômetros de lentidão nas vias monitoradas pelo órgão.
A AES Eletropaulo, responsável pela distribuição de energia para 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, distribuiu comunicado confirmando que o problema teve origem no Sistema Interligado Nacional e recebeu autorização do ONS para normalizar o fornecimento nas localidades afetadas.
Abaixo, a íntegra da nota da companhia:
“Hoje (4), às 14h03, houve falha no Sistema Interligado Nacional que afetou o fornecimento de energia da AES Eletropaulo nos municípios de Vargem Grande Paulista, Embu, Diadema e Cotia, da área de concessão da distribuidora. Bairros da capital paulista também foram impactados, como: Capão Redondo, Pedreira, Cidade Ademar, Mooca, São Mateus, Vila Prudente, Itaquera, Vila Mariana, Guaianases e Vila Matilde.
Neste momento (15h), a AES Eletropaulo recebeu a autorização do ONS (Operador Nacional do Sistema) e está normalizando o fornecimento de energia nesses locais.”
A ONS informou pouco depois, em nota, que houve uma “perturbação no Sistema Interligado Nacional que causou a abertura da interligação em 500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul, entre Colinas e Serra da Mesa,interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões”.
Confira a nota da ONS:
“Às 14h03, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou a abertura da interligação em 500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul, entre Colinas e Serra da Mesa, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões.
Para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema.
Às 14h41, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. Já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas.”