Agricultores de Iperó buscam apoio de Iara Bernardi

Na próxima semana, representantes da cooperativa deverão ir a Brasília com a deputada para protocolar o projeto junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)

Por Mandato da deputada Iara Bernardi
Quinta-feira, 30 de janeiro de 2014


Um grupo de produtores de assentamentos da Fazenda Ipanema, em Iperó, se reuniu com a deputada Iara Bernardi (PT/SP), nesta quarta-feira, 29 de janeiro, para pedir apoio da parlamentar à implantação de um projeto agroindustrial que atenda as mais de 80 famílias que vivem da agricultura naquela região.

O projeto, que será gerenciado pela Cooperativa Agropecuária Filadélfia de Fruticultores, Avicultores e Pecuaristas de Gado Confinado – COAGROFIL – instalada no Assentamento Ipanema, terá um custo inicial de R$ 7,5 milhões e tem como objetivo o processamento de até 120 toneladas/mês de frutas, verduras, legumes e outros produtos de origem vegetal para a produção de congelados, alimentos pré-processados, secos e extração de óleos.

Na próxima semana, representantes da cooperativa deverão ir a Brasília com a deputada para protocolar o projeto junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Além da unidade agroindustrial, os produtores também apresentaram à deputada outras demandas pertinentes às famílias que moram nos assentamentos rurais da Fazenda Ipanema. Uma delas diz respeito à potencialização da rede de energia elétrica que atende as propriedades. O pedido é para que a rede seja transformada de monofásica em trifásica, aumentando, assim, a capacidade da carga e a qualidade do fornecimento para suportar os equipamentos agrícolas usados nas áreas.

A melhoria no abastecimento de água com a implantação de mais poços artesianos também foi outro pedido feito pelos agricultores à deputada Iara Bernardi. De acordo com eles, a água consumida nas propriedades vem de poucos poços instalados na região e de uma nascente situada na Fazenda Ipanema. Essa água, segundo os produtores, é conduzida por uma tubulação antiga e que está toda comprometida necessitando de troca.

Iara Bernardi também recebeu dos agricultores a reivindicação de que possa ser implantado na região um curso de Agroecologia para atender não só aos assentados, bem como toda a população interessada. De acordo com a deputada, “desde o ano passado, quando trouxemos o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) para Sorocaba, já tínhamos como meta o funcionamento de um curso na área agrícola. Sabemos da crescente atuação dos assentados da Fazenda Ipanema e de outras propriedades rurais e precisamos instrumentalizá-los com novos recursos técnicos e acadêmicos que os possibilitem plantar, colher e vender mais e melhor a cada dia”, explicou a parlamentar que volta, nos próximos dias, a se reunir com representantes do IFSP para discutir uma futura implantação do curso.

Ainda segundo a parlamentar, que atua nos assentamentos da região desde que foram formados no início da década de 1990, “há uma enorme necessidade de que levemos investimentos aos assentamentos rurais. Estamos falando de agricultores que não só tiram o sustento de suas famílias, basicamente com o que produzem no campo, como contribuem com o abastecimento da população com seus produtos, inclusive os orgânicos. Isso, por si só já merece todo o nosso respeito e empenho, e faremos o que for possível junto ao governo federal”, explicou a deputada petista.

Participaram da reunião, o presidente da COAGROFIL, Claudio Rodrigues, vereador Luiz Popst (Luizinho), de Iperó, Carlos Dellai (Presidente Ceavo), Sérgio Nery (agricultor), Leandro Martinelli (membro da COAGROFIL).




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.