China anuncia principais reformas financeiras em 2014
O país, agrega a nota, cada vez mais se vinculará às regulações financeiras internacionais para a adoção de suas políticas nesse setor
Sábado, 25 de janeiro de 2014
A China anunciou neste sábado as principais reformas financeiras de 2014, entre elas a expansão do uso de sua moeda além de suas fronteiras, um sustentado crescimento do crédito e a melhoria do mercado de capitais em vários níveis.
De acordo com as versões oficiais divulgadas em Pequim, o Banco Popular da China (banco central) continuará a expansão do uso do Yuan, também chamado de renminbi fora das fronteiras nacionais, ao tempo em que manterá uma política monetária prudente e um sustentado aumento dos créditos.
O país, agrega a nota, cada vez mais se vinculará às regulações financeiras internacionais para a adoção de suas políticas nesse setor.
À Comissão Reguladora Bancária da China corresponderá pilotar de três a cinco bancos privados que funcionarão sob regime de risco próprio, com a abertura do setor bancário ao capital privado nacional e estrangeiro.
O comunicado agrega que a vigilância sobre o setor bancário se reduzirá gradualmente para permitir o funcionamento de bancos privados e aliviará as necessidades dessas instituições quanto às operações em renmimbi.