Começa nesta sexta (24) Mostra de Cinema de Tiradentes

Serão exibidos mais de 130 filmes nacionais recentes. Diretor-presidente da Ancine participa de seminário sobre indústria audiovisual

Por Agência Nacional de Cinema
Quinta-feira, 23 de janeiro de 2014


A 17ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes começa nesta sexta-feira (24) e vai até o dia 1º de fevereiro, na cidade histórica de Minas Gerais. Nesta edição, serão exibidos 134 filmes brasileiros, a grande maioria em caráter de pré estreia nacional oriundos de 16 estados - um verdadeiro panorama da nossa produção recente. O festival homenageará o ator Marat Descartes, protagonista do longa “Quando eu era vivo”, de Marco Dutra, que será exibido na noite de abertura. Outros trabalhos protagonizados pelo ator também poderão ser conferidos durante a mostra, cujo tema será “Processos criativos”, e promove, além das 54 sessões de cinema, oficinas, exposições e seminários.

O diretor-presidente da Ancine, Manoel Rangel, participará na segunda-feira (27) do seminário “Perspectivas para o audiovisual brasileiro em 2014: foco na indústria”, que acontece entre as 15h e 17h, no Cine Teatro SESI. O seminário, que abordará as diretrizes, ações e políticas de intercâmbio e cooperação para o desenvolvimento da indústria audiovisual brasileira em pareceria com outros países, será mediado pelo pesquisador e crítico de cinema Pedro Butcher, e também terá a participação do coordenador do núcleo de fomento ao cinema da da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo, Renato Nery. Ao todo, serão sete seminários, além de encontros e bate-papos com críticos de cinema e cineastas, sobre temas diversos como produção, financiamento, processos de criação, entre outros.

As exibições de filmes, gratuitas, acontecerão no Largo das Forras, no Cine-Teatro SESI e no Cine-tenda-bar-show montado no Largo da Rodoviária. A Mostra Aurora, um dos destaques da programação, exibirá sete longas-metragens de jovens realizadores em produções, segundo a organização do evento, “de caráter mais arriscado e experimental”. Os filmes disputarão os prêmios do Júri da Crítica, do Júri Jovem e o Prêmio Itamaraty, no valor de R$ 50 mil. A programação, dividida entre as mostras Aurora, Homenagem, Mostrinha – cuja seleção é composta de produções infanto-juvenis -, Foco, Fora de Centro, Panorama, Praça, Cena Mineira, Cena regional, Formação, Jovem, Autorias, Sui generis, e Transições, exibirá, ao todo, 29 longas, 4 médias e 101 curtas-metragens para o público do festival.

Além das exibições de filmes e seminários, a Mostra de Cinema de Tiradentes promove oficinas diversas, como as de formatação de projetos para TV, realização em curta digital e mágica e técnicas de animação, esta última dedicada ao público infanto-juvenil.

Acesse o site oficial da Mostra e confira a programação completa, assim como os endereços dos locais de exibição. Clique aqui




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.