No aniversário de São Paulo, Comitê convoca ato contra o genocídio da população periférica
O ato acontecerá a partir das 9h, na Praça da Sé, centro de São Paulo, e reivindica o fim do racismo institucional do estado brasileiro
Quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
Neste sábado (25), dia em que a cidade de São Paulo completa 460 anos de sua fundação, o movimento Contra o Genocídio do Povo Preto convoca um ato em protesto às execuções da população pobre, preta e periférica.
O ato acontecerá a partir das 9 horas, na Praça da Sé, centro de São Paulo, e reivindica o fim do racismo institucional do estado brasileiro. "Enquanto a PM por meio do Estado e dos playboys agem na calada ou na caruda, muitas mães sofrem, seja pela humilhação da revista vexatória nos presídios ou pela dor incondicional do luto", diz o documento de convocatória do ato.
No documento, o movimento ainda ressalta que o Estado tem uma dívida histórica devido à proporção do genocídio indígena e africano. "Porém, juntamente com a elite branca o pagamento e o reconhecimento dessa dívida estão sendo efetivado da pior maneira possível, com a continuação do tratamento colonial, inclusive com TORTURAS e as piores condições insuportáveis para sobrevivência dess@s sofredor@s”, cita a convocatória.
Rappers integrantes do Fórum de Hip Hop de São Paulo também se apresentarão na manifestação.