Conselho da Cidade de Cubatão toma posse e realiza sua primeira reunião

Próxima será no dia 27 de fevereiro, às 18h30, no mesmo local

Por Prefeitura de Cubatão
Segunda-feira, 20 de janeiro de 2014


Auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas e nas decisões nos grandes temas de interesse para o município: são estes os principais objetivos do Conselho da Cidade de Cubatão, que nesta sexta-feira (17) tomou posse e realizou sua primeira reunião, no gabinete da prefeita Marcia Rosa. Vários temas já foram colocados na pauta dos debates, tanto pela chefe do Executivo como pelos conselheiros, e estes devem voltar a se reunir ordinariamente na última quinta-feira de cada mês - portanto, em 27 de fevereiro, no mesmo local e horário (18h30).

Acompanhada do vice-prefeito Donizete Tavares do Nascimento e do secretariado municipal, a prefeita explicou que a intenção é estabelecer um canal direto de diálogo com os principais representantes da comunidade, e que esse canal seja permanente, contribuindo para os debates sobre prioridades de ação e políticas públicas a implementar.

Segundo Marcia Rosa, o Poder Público recebe continuamente demandas que procura atender, dentro de uma ordem de prioridades que às vezes depende mais dos atores sociais que apresentam as demandas. Por isso, vem abrindo novas formas de comunicação da sociedade. Além desse Conselho da Cidade, ela mesma dialoga em rede social com a comunidade, e criou uma programação de contatos semanais de todos os secretários com os munícipes, o Gabinete Virtual.

Um exemplo dos efeitos obtidos, segundo ela: nesses contatos, vários jovens lhe pediram que fechasse um trecho da Praça da Independência, no Jardim Casqueiro, para a prática de skate. Em seguida, pediram mais iluminação para o local, e que o fechamento da via ocorresse em outros dias da semana. Resultado: com custo mínimo, foi possível criar um novo espaço de lazer para os jovens, que vem fazendo grande sucesso.

Custo da manutenção - Marcia apresentou ao Conselho um dos temas que causam muita preocupação à Prefeitura: em todas as cidades, à medida em que mais e melhores equipamentos públicos forem instalados, vai aumentando o custo de manutenção. Em Cubatão, instalações como o Novo Anilinas precisam ser fechadas uma vez por semana, mesmo nos períodos de férias, para realizar uma enorme quantidade de reparos, que além disso implicam no dispêndio de verbas consideráveis que poderiam ser melhor usadas em outros programas.

Como explicou aos conselheiros, a solução que a Prefeitura está encontrando - para ser aplicada já na licitação das concessões de uso de instalações no parque, e em outros projetos - é incluir nos contratos a obrigação do concessionário efetuar a manutenção de determinados equipamentos e locais, em lugar da cobrança de aluguel.
Essa linha de ação também deve ser empregada em outro projeto, a urbanização da Avenida Beira-Mar, no Jardim Casqueiro. Além de uma série de instalações de lazer (ciclovia, praças de esportes, por exemplo), o projeto apresentado prevê restaurante, cafés e cibercafés ao longo da via, bem como uma estação hidroviária para facilitar a travessia até São Vicente e Santos. Os vencedores das licitações para operar essas instalações ficarão encarregados da manutenção de trechos dessa área urbanizada.

Demandas

Além de se apresentarem e receberem seus certificados de participação, os conselheiros também apresentaram algumas demandas para serem debatidas. Uma delas, a instalação de uma creche noturna, para receber filhos de comerciários da região central da cidade, resultou em imediata instrução para que a Secretaria da Educação providencie, e os resultados deverão surgir nos próximos dias.

Também foi solicitada a realização de mais atividades para idosos, e os conselheiros foram unânimes em defender uma campanha de conscientização dos munícipes para que se preocupem mais em conservar a própria cidade.
Mais que solicitação, uma solução: Lourimar Vieira, do Teatro do Kaos e também conselheiro da cidade, informou que dentro da parceria cultural com a Petrobrás está prevista uma ação com 470 alunos uniformizados, que percorrerão as casas, conscientizando as pessoas sobre a separação dos detritos, nas vias em que será estabelecida em breve a coleta seletiva de lixo.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.