Pancada de chuva e maré alta provocam alagamentos em Cubatão

Defesa Civil monitora, mas não registra reclamações

Por Prefeitura de Cubatão
Sábado, 18 de janeiro de 2014


Uma forte pancada de chuva às 15h45 desta sexta-feira (17), coincidindo com a preamar na região (a maré chegou a 1.8 metro nesse horário) provocou alguns pontos de alagamento, principalmente no Centro e na Vila Nova, especialmente no cruzamento da Avenida Martins Fontes com a Rua Heládio Vicente Ferreira. Em menos de 40 minutos, o pluviômetro instalado na sede da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), no Centro, registrou 49,8 mm de chuva, acumulando 81,8 mm no período de controle de 84 horas. Para todo o mês de janeiro, a pluviosidade esperada é de 298,4 mm.

Já nos demais pontos de controle, não foi registrada variação significativa. Por exemplo, no posto conhecido como Portão 40 (referência para o Polo Industrial e para o Plano Preventivo de Defesa Civil - PPDC), a chuva acumulada em 84 horas foi de 56,8 mm. Totais acima de 100 mm de pluviosidade acionam providências como a decretação de nível de alerta, implicando em vistorias com a presença de equipes da Defesa Civil do Estado. Neste ano, a atenção maior está na possibilidade de inundações, decorrente do assoreamento dos rios, uma vez que não vem sendo realizado pelo governo estadual o serviço de desassoreamento dos cursos d`água da Baixada Santista há quase três décadas.

A Defesa Civil acionou equipes para percorrerem a cidade, verificando a eventual ocorrência de problemas, dentro do plano preventivo que é acionado a cada verão. Com a vazante da maré, as águas foram rapidamente escoadas, e cerca de uma hora depois já não eram registrados alagamentos significativos.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.