Santo André realiza poda preventiva em mais de 25 mil árvores

Serviços realizados em 2013 ajudaram a minimizar desastres como a queda de árvores durante as chuvas de verão; até a primeira quinzena deste ano, 1.500 mil espécies foram podadas

Por Portal Prefeitura de Santo André
Sexta-feira, 17 de janeiro de 2014


Diminuir transtornos nas épocas de chuva, com árvores caídas e fiação comprometida por conta dos galhos das árvores, este foi o objetivo das podas preventivas realizadas por toda a cidade em 2013. No total, o DPAV (Departamento de Parques e Áreas Verdes), vinculado à Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, fez a poda em 25.091 espécies. Foi necessário remover 659, por risco de queda ou acometidas por pragas, e outras 502 foram plantadas. Serviços essenciais são mantidos pela Prefeitura, principalmente nos primeiros meses deste ano, quando as chuvas são mais intensas. Somente na primeira quinzena, 1.500 árvores já foram podadas.

De maneira inovadora, o Departamento desenvolve dentro de sua sede um local exclusivo para confeccionar móveis, mesas e bancos, utilizando as árvores que necessitaram de retirada por motivos fitossanitários. Os novos equipamentos foram implantados em parques, praças, no calçadão da Oliveira Lima, entre outros. Para o titular da Pasta, Paulinho Serra, a realização de serviços preventivos são essenciais na cidade. “Precisamos manter a periodicidade do serviço de poda e roçagem, assim, evitamos os transtornos à população”, pontuou o Secretário.

CONSCIENTIZAÇÃO – Para garantir uma cobertura verde cada vez maior dois projetos foram referência em 2013. A sede do Parque Escola, no bairro Valparaíso, foi o local escolhido para início de uma iniciativa ambiciosa. Em parceria com o Instituto Fábrica de Florestas e a empresa Braskem, a Prefeitura entregou à população o Viveiro Escola, um espaço que, além de contribuir na questão ambiental, desenvolverá atividades educativas com aproximadamente mil jovens da rede municipal de ensino. A iniciativa começou com a produção de 20 mil mudas de espécies da Mata Atlântica, que serão utilizadas na restauração de áreas degradadas e na arborização do espaço urbano.

Outra iniciativa que corroborou com o aumento das áreas verdes, o programa Adote uma Árvore, lançado em 2006, viabilizou o plantio gratuito de 860 mudas de espécies nativas do município em frente às residências de moradores que solicitaram o serviço. A proposta conta ainda com a orientação de um biólogo para esclarecer dúvidas de todo o processo, incluindo a conservação. O processo de adoção é rápido e simples, basta que o morador entre em contato com o atendimento telefônico da Prefeitura (0800-0191944). Após o cadastro, o interessado deve retirar a muda no Parque Escola (Rua Anacleto Popote, Valparaíso), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.




Diretório Estadual de São Paulo do Partido dos Trabalhadores
Rua Abolição, 297, Bela Vista - 01319-010 - São Paulo - SP
Telefone (11) 2103-1313

Licença Creative Commons Esta obra foi licenciado sob CC-Attribution 3.0 Brazil.
Exceto especificado em contrário e conteúdos replicados.