Mais de 450 cooperativas são beneficiadas pelo Mais Gestão
Programa leva assistência técnica para cooperativas, visando promover a inserção e qualificação dos projetos de agricultura familiar
Quinta-feira, 16 de janeiro de 2014
A assistência técnica para a gestão de cooperativas, ação do Programa Mais Gestão, será realizada nos estados da Bahia e do Espírito Santo por duas entidades selecionadas por meio da Chamada Pública de Ater nº 17/2013.
No Espirito Santo, a selecionada foi a Plural Cooperativa, que atenderá 15 empreendimentos. Na Bahia, o Movimento de Organização Comunitária (MOC) será responsável pelo atendimento de Ater para 42 cooperativas.
Com o resultado da chamada, lançada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), o Mais Gestão passa a beneficiar mais de 100 mil agricultores familiares e cerca de 450 cooperativas em todo o País.
Mais Gestão
O programa Mais Gestão leva assistência técnica para cooperativas, com o objetivo de promover a inserção e qualificação dos empreendimentos coletivos da agricultura familiar para os mercados institucionais e privados.
O coordenador de Cooperativismo e Organização Econômica da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Manuel Bonduki, assinala que o atendimento faz parte da estratégia da SAF para o fortalecimento do cooperativismo e a inserção de seus produtos nos mercados.
“Nossa expectativa é a melhor possível. Para esse trabalho com as cooperativas, identificamos que a maioria delas foi criada nesta década, incentivada pelos programas de compras do governo, como o PAA e o Pnae”, diz a diretora- presidente da Plural Cooperativa, Ana Maria de Andrade.
Para a diretora, a chamada apresentou um aprimoramento, pois exigiu a relação dos empreendimentos beneficiários. “O primeiro ganho com essa lista é a aproximação da entidade com o MDA no estado. O segundo ganho é que este levantamento faz com que nós tenhamos conhecimento prévio das cooperativas para iniciar o trabalho”, complementa Ana Maria.
No Espírito Santo, o valor repassado para o serviço de Ater para cada cooperativa será de R$ 97 mil, para 24 meses de trabalho. Na Bahia, o valor por cooperativa é de R$ 82.110.